28 de abril, uma data para refletir e agir sobre saúde e segurança dos trabalhadores

O dia 28 de abril marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, uma data de profunda importância para lembrar aqueles que perderam a vida ou a saúde no exercício de suas atividades profissionais. Mais do que um momento de luto, é também um chamado global para a promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.

A origem da data remonta ao ano de 1969, quando uma explosão em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, resultou na morte de 78 trabalhadores. O trágico episódio mobilizou sindicatos e organizações de trabalhadores em todo o mundo a reforçar a necessidade de melhores condições de trabalho. Desde então, o 28 de abril tornou-se um símbolo da luta pela segurança e pela saúde ocupacional, sendo oficializado como uma data de reflexão e conscientização pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

No Brasil, além de ser reconhecida como uma data de memória, o dia 28 de abril também é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído pela Lei nº 11.121/2005. O objetivo é promover ações que estimulem a cultura de prevenção e a valorização da vida do trabalhador.

Consciente da importância deste tema, o SINTRICOMB (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e Região) reforça seu compromisso com a saúde e a segurança dos trabalhadores. A entidade apoia integralmente a data e desenvolve ações permanentes de orientação, fiscalização e formação, buscando garantir que direitos fundamentais à integridade física e mental dos trabalhadores sejam respeitados e aprimorados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 + oito =

Pin It on Pinterest

SINTRICOMB
JORNAL DO SINTRICOMB - MAIO 2025