Empregados da Votorantim definem pedido de reajustes salariais
Em assembleia realizada na manhã de sábado, 4 de novembro, empregados da unidade da empresa Votorantim de Vidal Ramos elaboraram a pauta de reivindicações do acordo coletivo de trabalho 2017/2018. O encontro foi realizado no Centro da cidade, no pavilhão da Comunidade Kolping, intermediado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), que representa o quadro laboral.
Na assembleia, o grupo definiu por encaminhar à direção da Votorantim pedido de reajuste nos salários e no valor do vale-alimentação. Em relação aos salários, o pleito será de 5% para quem ganha o piso salarial da categoria e de 4% para quem recebe acima desse montante. Já o pedido de aumento no auxílio alimentação será de 10%.
“Diante da dificuldade que temos tido nas negociações, vamos tentar que a empresa conceda o máximo possível de reajuste a seus trabalhadores. Porque é o terceiro ano que viemos fazendo essa negociação com prejuízo para a categoria e esperamos que este ano seja diferente”, pontua o sindicalista Izaias Otaviano, presidente do Sintricomb, confirmando que a primeira reunião com a empresa já está agendada para esta segunda-feira, 6.
O acordo com a empresa é feito de forma individual, já que não há representação patronal na cidade de Vidal Ramos em relação ao setor que atua a unidade da Votorantim. Diferente do que ocorre nas negociações coletivas, como em Brusque, onde as entidades representativas dos empregados e dos empresários se reúnem e discute os pleitos de ambas as partes.
A negociação com a Votorantim tem data base, ou seja, quando precisa estar definida, no mês de novembro.