Vistorias nas cerâmicas e olarias são intensificadas pelo Sintricomb

O Sintricomb vem intensificado o trabalho de visitas e vistorias em empresas de cerâmicas e olarias de Canelinha e São João Batista. O objetivo é verificar trabalhadores atuando na informalidade, bem como as condições de segurança e saúde dos mesmos. As visitas ocorrem semanalmente.

De acordo com o presidente do sindicato, Izaias Otaviano, quando a Convenção Coletiva 2018/2019 foi fechada este ano ficou acordado com o Sindicato das Cerâmicas e Olarias (Sincervale), que representa as empresas do setor, que a atuação das vistorias seria reforçada. Isso porque, na avaliação das duas entidades, aquelas empresas que atuam e mantém trabalhadores informais em seus quadros provocam concorrência desleal com as que pagam todos os tributos exigidos pela legalidade, além de colaborar para o aumento dos riscos de acidentes e doenças dos trabalhadores pela ausência de equipamentos de proteção.

“Retomamos esse trabalho no mês de março, com força total, quando já encontramos diversas irregularidades no chão de fábrica. A mais comum é de trabalhadores na informalidade. Temos chamado essas empresas para conversar”, pontua ele.

A equipe é formada pelo próprio Otaviano, juntamente com uma técnica em segurança do trabalho. Os empregados das cerâmicas e olarias são entrevistados e a empresa em que ele atua precisa apresentar a documentação de que ele está legalizado. Caso não haja nenhuma documentação que ateste que não há informalidade e todos os requisitos exigidos em termos de segurança e saúde do empregado, a empresa é chamada para uma reunião na Comissão de Conciliação Prévia. Trata-se de um encontro do qual participam membros da empresa, do sindicato e advogados que representam as duas partes. A intenção é resolver a situação sem que haja a necessidade de se levar ao Judiciário.

“Aquelas que não se adequam certamente isso vai implicar em multas às mesmas. (…) A lei que protege o trabalhador é a mesma que protege a empresa. O grande problema nesse meio é quando alguém deixa de fazer a sua parte. Viemos trabalhando tanto para preservar tanto o emprego, organizar a categoria e fazer com que todas as empresas trabalhem com segurança e seus empregados com carteira assinada”, prossegue ele.

O Sintricomb possui uma subsede na cidade de Canelinha, que pode ser procurada para retirada de dúvidas sobre a atuação da entidade. O espaço fica localizado na Rua Professor Geraldo Thomaz, no Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 + 3 =

Pin It on Pinterest