“Café na Obra” leva diálogo sobre saúde mental a trabalhadores no Azambuja

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sintricomb) realizou na quarta-feira, 24, mais uma edição do programa “Café na Obra”, desta vez em um prédio em construção no bairro Azambuja. O deslocamento da equipe, formada por um diretor da entidade, uma técnica em segurança e saúde no trabalho e acadêmica de psicologia ocotrreu no período da tarde.

A ação integrou a campanha Setembro Amarelo de Prevenção à Saúde Mental e também o projeto da oficina “Comunicação que Constrói”, desenvolvido em parceria com a acadêmica de Psicologia Any Gabrielly Senedezzi de Moraes. Durante a atividade, os trabalhadores participaram de uma conversa sobre os cuidados com a saúde mental e a importância da boa comunicação em situações de dificuldade emocional.

Na oportunidade, Anny lembrou da importância do diálogo e da compreensão em casos que o trabalhador chega para a atividade e não demonstra estra bem. “Por vezes são situações e problemas que acabam vindo com ele de casa e isso pode se transformar em algo maior diante da falta de percepção dos colegas”, destacou ela, afirmando que a intenção do trabalho é de, justamente, dar embasamento para que essa melhora na comunicação evite desentednimentos ou outros tipos de situações.

A técnica em segurança no trabalho do sindicato, Kátia Regina Estevão Martins, lembrou que o trabalho do sindicato neste sentido, de levar informações aos trabalhadores nas obras, existe faz tempo. No entanto, recentes mudanças na Norma Regulamentadora 18 (NR18), que trata das condições de saúde e organização nos ambientes de trabalho da construção civil, passaram a ytratar de regras para promoção da saúde mental dos trabalhadores. Ou seja, as empresas precisam apresentar planos e ações voltadas a isso.

“O que o sindicato e nós estamso hoje aqui fazendo é isso. Vai ser cada vez mais frequente, porque todos precisaremso nos adequar às ações de cuidados com a saúde e bem estar dos trabalhadores”, pontuou ela.

Após a breve fala da equipe, os participantes puderam degustar o café oferecido pelo sindicato.

Criado em 2012, o Café na Obra é uma iniciativa que leva o Sintricomb diretamente aos canteiros de obras para promover diálogo, palestras e orientações, além de abrir espaço para ouvir e esclarecer dúvidas dos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − 2 =

Pin It on Pinterest