Uma lenda viva do sindicalismo brasileiro
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), da Nova Central Sindical de Trabalhadores nacional (NCST) e ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), José Calixto Ramos, ministrou palestras a sindicalistas de Brusque na noite desta terça-feira, 23. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb).
Calixto Ramos, tido como uma lenda do sindicalismo trabalhista nacional, prendeu a atenção dos presentes em pouco mais de uma hora de palestra sobre projetos que tramitam no Congresso Nacional e que afetam diretamente o setor sindicalista brasileiro da classe trabalhadora. Segundo ele, o ponto principal estão investidas no sentido de neutralizar a ação sindical. “A Constituição Federal tem bem claro que o Estado não pode ingerir dentro das entidades sindicais. Mas estamos vendo muito isso com ações do próprio Ministério do Trabalho, do ministério público do trabalho, entre outros. Mas não podemos baixar a cabeça para isso”, frisou em determinado trecho da fala.
Segundo ele, o movimento sindical em deferentes regiões do país tem se mostrado, da mesma forma, com distintas estruturações. “Hoje posso dizer que Brusque tem um modelo de sindicalismo atuante pelo que pude acompanhar nesta rápida passagem. Serve de exemplo para outras cidades dopais”, destacou ele.
Antes da palestra, Ramos, acompanhado pelo presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, e pelo presidente da NCST em Santa Catarina, Altamiro Perdoná, visitou as instalações de dois sindicatos da cidade que se filiaram à Nova Central Sindical nesta terça-feira, o Sintrafite e o Sindmestre. “Quando entrei em um destes dois sindicatos pensei que estava num modenro centro de serviço em saúde. Isso é preocupação dos sindicatos para com seus sócios. É para isso que existem as entidades, para trabalhar e oferecer suporte aos trabalhadores de suas categorias”, frisou.
O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, disse que ter presente na entidade uma figura como José Calixto Ramos é dispor de uma aula sobre atuação sindical. “Ele é o que se pode chamar de uma lenda vida do sindicalismo brasileiro”, destacou Otaviano.
Já o presidente da NCST de Santa Catarina, Altamiro Perdoná, citou o ato de filiações de sindicatos à NCST realizado nesta noite. “A Nova Central vem já há algum tempo trabalhando de forma ativa para filiar o maior número de entidades. Com estas cinco que assinaram filiações hoje, aqui no Sintricomb, somamos mais de cem mil trabalhadores que passam a integrar a entidade”, disse ele. As cinco entidades que assinaram filiação são o Sindmestre e o Sintrafite, de Brusque, um sindicato de Blumenau, outro de Vargem Bonita, e a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Santa Catarina.
CONFIRA AS IMAGENS NO LINK FOTOS DO SITE
if (