Câncer da mama deve afetar 60 mil mulheres este ano

A Campanha Outubro Rosa é uma ação que visa lembrar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer da mama. Ao longo deste período, diversas ações são realizadas por entidades, sejam ela públicas ou privadas, bem como pelo poder público. O Sintricomb apoia esta ação.

Ao longo do mês, o sindicato realiza ações voltadas à campanha. Além de material divulgado em seus canais de comunicação, a entidade distribui cartões com mensagens alusivas à prevenção. O objetivo é alertar às mulheres sobre a necessidade de ficar atentas aos sinais da doença.

O câncer da mama é o segundo tipo de tumor mais frequente entre o público feminino. Perde apenas para o câncer de pele. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que em torno de 960 mil casos de cânceres serão diagnosticados no Brasil somente este ano. Desse número, 60 mil relacionadas ao câncer de mama. As mulheres com idades acima dos 35 anos são as mais afetadas. histórico da doença na família são indicadores de risco. Por isso, a prevenção ainda é o melhor remédio e caminho.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA DOENÇA

►nódulos detectados através do apalpar com os dedos na região das axilas.

►alteração na pele que recobre o local do nódulo.

►o local da mama fica com aspecto de casca de laranja.

COMO PREVENIR

Apalpar a região do seio em busca de alterações e formação de nódulos é um exame simples e que pode ser feito pela própria mulher em casa. Embora a incidência afeta mais mulheres acima dos 35 anos, o ideal é fazer esse exame a partir dos 20, mensalmente.

A detecção precoce, ou seja, quanto antes for descoberto, as chances de cura chegam a 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 3 =

Pin It on Pinterest