Sindicato realizará um evento por mês em 2015

O ano de 2015 será de muito trabalho no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb). As atividades foram iniciadas na segunda-feira, dia 12, depois de um recesso de 20 dias entre o fim de 2014 e o começo deste ano. Uma das principais novidades será a realização de um evento por mês voltado à classe da construção civil e mobiliário, principalmente relacionado à segurança e saúde nos ambientes de atividade.

Já no mês de fevereiro, o sindicato está programando evento voltado aos profissionais auxiliares, como serventes de pedreiros. De acordo com o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, a intenção é passar informações e orientações que busquem esclarecer estes profissionais sobre os riscos de acidentes em suas funções. “Cerca de 66% dos acidentes de trabalho com mortes na construção civil acontecem com os serventes. De posse desses dados vamos fazer um evento para orientar melhor estes profissionais para que no futuro possamos diminuir esse tipo de acidente na categoria e base de atuação”.

Outra novidade será um curso de leitura de projetos. A ideia é oferecer aos trabalhadores que executam a sobras nos canteiros, principalmente mestres e encarregados, a possibilidade e condições para que consigam fazer a leitura correta de projetos elaborados pelas equipes de engenharia e arquitetura. A baixa escolaridade dos trabalhadores do setor tem sido um dos problemas para a elaboração da leitura dos projetos. Algo, no entanto, que vem mudando, devido à oferta de formação escolar fundamental e média aos profissionais.

No final do primeiro semestre acontece a terceira edição do Encontro de Mestres de Obras. O evento terá a realização de palestras sobre segurança nos ambientes de trabalho, além de questões relacionadas à responsabilidade civil e criminal por acidentes no exercício das atividades.

Otaviano destaca ainda a realização de palestras, eventos voltados à juventude e, também, às mulheres. “Pela primeira vez vamos fazer um encontro das mulheres”, pontua Otaviano.

Entre as ações que tiveram efeito positivo e foram aprovadas quando de suas realizações em 2014 está o Café na Obra. Na ação, o sindicato desloca sua equipe ou parte dela aos locais de trabalho e empresas. Neles, são repassadas informações sobre segurança, saúde, benefícios do sindicato e questões relacionadas ao direito dos trabalhadores.

Além destas, Otaviano informa que a entidade vai atuar de forma mais próxima aos trabalhadores do setor moveleiro, que integra a base de atuação do sindicato, cujo foco esteve voltado mais ao da construção civil diretamente. “Vamos trabalhar mais com os profissionais de fabricas de móveis, fazendo cursos, principalmente sobre a NR 12, pois eles trabalham diretamente com máquinas e nossa preocupação é quanto à diminuição no número de acidentes que ocorrem nestes ambientes”.

Ainda este mês, a equipe do Sintricomb definirá o calendário completo das ações e atividades a serem desenvolvidas no decorrer do ano.

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA

if (

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez − quatro =

Pin It on Pinterest