Sábado de palestras no 1º Encontro de Serventes
A manhã de sábado, 28, foi de palestras no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb). A entidade realizou o 1º Encontro de Serventes e Auxiliares. O evento foi realizado no auditório do sindicato, reunindo profissionais do setor de construção e mobiliário.
As palestras foram realizadas pela advogada Fabrícia Meirelles, advogada do Sintricomb, que falou a respeito de direitos básicos na área trabalhista, Karini Cassetari Batista, técnica em segurança do trabalho, Tallita Arena, dentista do Sintricomb, sobre higiene bucal e doenças transmissíveis via oral, e Fernanda Lippert, do setor de vigilância em saúde da Prefeitura de Brusque.
Os temas variados foram o diferencial. Com foco nas quedas de altura, principal motivo de mortes no setor de construção civil, a palestra sobre segurança chamou atenção dos presentes para os riscos de nãos e usar adequadamente os equipamentos de proteção. “Se um de vocês morrer, vai para o céu, para o inferno ou qualquer outro lugar. Mas o pior será para os que ficarão, que são seus familiares. eles vãos sofrer muito com isso”, exemplificou Carine T Batista, que também é bombeiro em Blumenau, aos trabalhadores.
Os variados tipos de doenças que podem ser adquiridas por conta dos maus cuidados com a higiene bucal integraram a palestra da dentista Tallita Arena. Ela apresentou os principais problemas causados pela má escovação, não uso de fio dental e não cuidados com os dentes. “O pessoal que costuma sair por aí ‘pegando’ todo mundo precisa ficar alerta para o fato de muitas doenças que pode acabar contraindo”, disse durante a explanação.
O surto de dengue que vem assolando Santa Catarina e o crescente número de casos foi o tema ministrado pela coordenadora de vigilância em saúde da secretaria de Saúde da Prefeitura de Brusque, Fernanda Lippert. Ela apresentou os principais cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, bem como a atualização das informações sobre a situação na cidade. “É muito importante que todos tomem cuidado. Água parada por mais de sete dias é um perigo. precisamos ter todo cuidado com essa situação”, pontuou ela durante a palestra.
A técnica em segurança do trabalho do Sintricomb Regiane Aparecida Bambinetti disse que o evento realizado neste sábado foi motivado pelo fato de que estudos do sindicato mostram que os serventes têm sido as principais e primeiras vítimas de acidentes ocorridos na construção civil. ‘Esse ano será feito um trabalho focado nessa nesses profissionais. O servente nada mais é que o coração da obra. Ele está do início ao final da obra, conhece ela como um todo”, frisou ela.
Para o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, o evento superou as expectativas da organização por conta de ser o primeiro voltado a estes profissionais. “Sabemos que por ser um sábado de manhã e trazer trabalhos para dentro de uma entidade e fazer discussão obre esses assuntos é bastante complicado. Mas estamos fazendo essa aposta e conseguimos fazer com que o trabalhador entendesse essa mensagem e veio participar conosco”, pontuou, afirmando que o evento entra, definitivamente, no calendário anual do sindicato.
O evento ainda teve a presença do presidente do Sindical das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon), Ademir José Pereira.
O próximo evento que a entidade realizará será um encontro voltado aos técnicos em segurança do trabalho, que está programado para o mês de março.