Sintricomb na assinatura do Programa Novos Caminhos
O Sintricomb participou na manhã desta quarta-feira, dia 24, da assinatura de participação de Brusque ao Programa Novos Caminhos, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a Associação dos Magistrados Catarinenses e o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC). O ato foi realizado no auditório do Senai, em Brusque.
O Novos Caminhos é um projeto integrado no programa A indústria pela educação, da classe empresarial. Nele, jovens com idades entre 14 e 18 anos que estão em abrigos ou sob a tutela do Judiciário, sem famílias, recebem a oportunidade de participar de cursos de formação profissional, acompanhados por equipes de assistência social. quando coletam a maioridade, recebem de empresas que aderem ao projeto uma vaga e oportunidade de emprego.
“É um compromisso que a Fiesc tem com a sociedade para retribuir, sobretudo, a contribuição que a indústria dá à manutenção do sistema Fiesc e ao desenvolvimento de Santa Catarina . Estamos trabalhando com jovens em um período importante que eles se formam, possibilitando que passem por diversos cursos e se tornem bons profissionais e, ao ingressarem no mundo do trabalho, terem uma carreira promissora”, destaca o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.
O projeto foi iniciado em 2012 e tem atuação em 15 regiões do estado. A intenção é atingir os 485 jovens nessa faixa de idade e que se encontram em abrigos. “Na nossa região temos muito poucas pessoas, mas, a partir do momento que o programa tiver uma aderência, estaremos inserindo essa juventude no programa de qualificação. Estamos abertos para todos os cursos que temos, de acordo com a necessidade que houver desse jovem”, explica o diretor do Senai, José Vandelei Cardoso.
Para o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, que compôs a mesa de autoridades representando a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina (FeticomSC), parceira da ação, o mais importante de todo o projeto está no campo social. “É o mais importante, que são as entidades representativas assumindo de fato seu papel perante a sociedade de qualificar, treinar e orientar trabalhadores. Principalmente daqueles que tiveram sua infância ceifada por um acaso do destino e não tiveram suas famílias para dar apoio”, comenta.
Otaviano integrou a mesa juntamente com autoridades como o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, a 1ª vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, o desembargador Luiz Cesar Medeiros, o empresário Ingo Fischer, vice-presidente da Fiesc para o Vale do Itajaí Mirim, a juíza Claudia Ribas Marinho, do Foro da comarca de Brusque, e do juiz Álvaro Luiz Pereira de Andrade, titular da Vara da Infância e da Juventude da comarca de Blumenau.