Sintricomb participa do 4º Congresso Nacional da NCST
Começou nesta segunda-feira, 26, e segue até quarta-feira, 28, o 4º Congresso Nacional da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). O evento reúne cerca de mil pessoas no Centro de Treinamentos da Confederação Nacional do Trabalhador na Industria (CNTI), em Luziânia, Goiás. O Sindicato dos Trabalhadores na Industria da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) também participa do encontro.
Durante os três dias, os participantes do evento vão debater situações como a conjuntura política e econômica que vive o pais, além de tirar ações a serem implementadas para enfrentar essas situações. Como as votações das propostas de reformas trabalhista e da Previdência, que estão em análise no Congresso Nacional.
“O intercâmbio é importante para qualquer área e no movimento sindical não é diferente. O Sintricomb foi um dos sindicato fundadores da Nova Central, tanto nacional quanto no estado”, destaca o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, sobre a participação da entidade no encontro nacional.
O sindicato brusquense e um dos que integra a comitiva catarinense presente no Congresso. Liderado pela NCST estadual, o grupo tem mais de 80 integrantes.
“A nossa expectativa é muito boa, pois se trata de um Congresso muito bem organizado. Santa Catarina se faz presente com 85 delegados, sendo a maior delegação. Nossa expectativa é muito positiva em participarmos e levarmos mais conhecimento a nossos dirigentes, aplicando aos nossos trabalhadores de Santa Catarina”, destaca o secretário-geral da NCSTSC, Clovis Ramos.
Para o presidente da NCSTSC, Altamiro Perdona, o Congresso é um momento em que os sindicalistas podem trabalhar ações de enfrentamento a tentativas de desestabilizar o movimento sindical dos trabalhadores.
“A parte principal do Congresso, de defesa nossa, nas comissões do trabalho, é a defesa da nossa estrutura quanto ao financiamento de nossas entidades. Porque hoje temos no Congresso Nacional, no Senado, pessoas que querem nos destruir. Mas vamos trabalhar, lutar e passar por tudo isso ai”, afirma ele.
O presidente da Nova Central Nacional e candidato à reeleição, José Calixto Ramos, ressalta o momento de desafios por que passa a organização sindical, ante as ameaças de redução e até extinção de direitos conquistados a duras penas ao longo dos anos.
“Há necessidade de o movimento sindical estar atento à tramitação das propostas e unido na luta contra as reformas, que representam enorme retrocesso dos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários e para a organização dos trabalhadores. Existe um trabalho orquestrado para acabar com a relação entre capital e trabalho e demolir a estrutura sindical que conservamos até hoje”, pontua ele.
OUÇA NO ALTO DA PAGINA A MATÉRIA COMPLETA COM AS ENTREVISTAS