Hoje é Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trabalho

Nesta quarta-feira, 28, o calendário de datas tem anotada uma que traz menção direta aos trabalhadores e trabalhadoras. É o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data né usada para reforçar a importância dos cuidados com a saúde e segurança dos trabalhadores em todo o mundo.

Mas você sabe porque essa data? Tudo começa em 1969, mais precisamente no dia 28 de abril daquele ano. A explosão de uma mina no estado de Virginia, Estados Unidos, matou um grupo de trabalhadores. Foram 78 vidas perdidas na tragédia. Mais tarde, em 2003, 34 anos depois, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

No Brasil, diversas ações de cunho educativo costumam marcar a data e realizadas por entidades ligadas aos trabalhadores. Sindicatos, centrais sindicais, federações de trabalhadores e órgãos da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho estão entre eles.

Em Santa Catarina, um dos atos mais marcantes da data foi o Movida (Movimento em Defesa da Vida e Saúde dos Trabalhadores). Todos os anos, o ato acontecia em cidades diferentes, sempre através de marcha pelas ruas com cartazes e faixas a lembrar os cuidados para com a segurança da classe trabalhadora. A cidade de Brusque sediou uma das última sedições, a de número 16, em 2016. O presidente do SINTRICOMB, Izaias Otaviano, foi um dos organizadores do evento na cidade, em parceria com a Fetiesc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =

Pin It on Pinterest