Mais de R$ 1 milhão negociados pela Comissão de Conciliação Prévia

 

A Comissão de Conciliação Prévia (CCP) é fruto de parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) e o Sindicato da indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon). Ela evitou que quase 200 ações chegassem à Justiça do Trabalho em 2018. Foram 194 atendimentos, acertando a negociação de, aproximadamente, R$ 1,7 milhão. Os valores são oriundos de verbas rescisórias não pagas, FGTS e outros encargos.

Criada há mais de dez anos, a CCP tem por missão resolver pequenas pendências entre empregado e patrão, evitando que o caso cheguem à esfera judicial e esbarre na morosidade do sistema, cujas audiências levam meses para ocorrer. Questões como valores pagos incorretamente e até mesmo quando a empresa precisa demitir e não tem como arcar com todos os valores que deve ao funcionário. Nesse caso, ela firma acordo em relação aos próprio valores e datas de pagamento para ficar quite com o mesmo.

Empregado e patrão podem acionar o serviço da CCP

A Comissão de Conciliação Prévia reúne advogados dos dois sindicatos, o laboral e o patronal. Nas audiências, que ocorrem às sextas-feiras, no período da manhã, na sede do Sintricomb, eles atuam na defesa da parte que representam. O empregado através da assessoria jurídica do Sintricomb, e o empresário via assessoria jurídica do Sinduscon.

Além desse atendimento, a CCP também trata de questões relacionadas às vistorias em obras da construção civil de Brusque e região, relacionadas às condições de ambiente e saúde do trabalho, bem como informalidade. Uma equipe sai às ruas diariamente e faz a verificação de como andam essas questões no setor, elaborando relatório que é enviado à CCP quando são detectados problemas. Os responsáveis pelas obras são convidados a ir à Comissão, apresentar documentos e resolver tais pendências.

O contato para agendar hora na CP pode ser feito através do 47 33512089.

Comissão de Conciliação Prévia evitou que demanda da Justiça do Trabalho ficasse ainda maior.
Comissão de Conciliação Prévia evitou que demanda da Justiça do Trabalho ficasse ainda maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × um =

Pin It on Pinterest