10 de outubro: Dia Nacional de Segurança do Trabalho nas Escolas

A preocupação com a segurança do trabalho chegou às escolas. Você sabia que existe uma data, criada por lei, para marcar esta preocupação? E ela é hoje, 10 de outubro.

A lei que instituiu o 10 de outubro com Dia Nacional de Saúde e Segurança nas Escola existe desde 2012. Ela foi sancionada em 16 de maio daquele ano. A lei define a data como momento de reflexão e de debate sobre a temática no ambiente escolar, em função do elevado número de acidentes, doenças e mortes causados pelo trabalho.

Um técnico em segurança do trabalho do estado do Rio de Janeiro foi o responsável pela iniciativa de se criar a data. Com base nos índices e na demorada eficiência de métodos cm fiscalização, aplicação de multas e outros mecanismos que buscavam coibir acidentes e doenças no trabalho, ele elaborou um projeto de lei e enviou ao Senado, que foi aprovado e sancionado.

Em Brusque, a Comissão Intersetorial de Saúde e Segurança do Trabalho (CIST), que faz parte do Conselho Municipal da Saúde (Comusa), realiza palestras nas escolas em alusão à data. Os estudantes recebem as visitas de sindicalista se profissionais da saúde para falar sobre o assunto. Em 2015, em uma semana, o grupo ministrou 56 palestras nas escola das rede pública municipal e estadual.if (

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito − sete =

Pin It on Pinterest