Elevadores devem ser inspecionados mensalmente

A preocupação com a segurança dos trabalhadores tem sido foco da atuação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb). Principalmente em relação aos serviços em altura, já que as quedas figuram entre as principais causas de mortes no setor em todo o Brasil. Um dos pontos que será atacado em termos de vistoria agora trata dos elevadores de cargas.

O trabalho será intensificado a partir deste mês. O objetivo é verificar as condições de elevadores e maquinários utilizados para deslocar os empregados nas obras em execução a vários metros do chão.

“Temos encontrado diversas irregularidades na questão dos elevadores. Quase todos que visitamos estão com as inspeções em atraso e isso pode trazer risco para quem está operando para aqueles que usam. Tanto de carga quanto de transporte, tendo em vista que não há essa manutenção”, frisa o presidente do sindicato, Izaias Otaviano.

Inicialmente, o trabalho está sendo de orientação para que os responsáveis regularizem a situação. O Sintricomb vem solicitando para que os responsáveis por estes equipamentos não os coloquem em uso até que se faça a revisão das condições de uso dos mesmos.

Os elevadores precisam passar por inspeção mensalmente. Caso seja detectada a irregularidade, ou seja, não estar em dia esse processo, é passível de aplicação de multa pelos órgãos fiscalizadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 3 =

Pin It on Pinterest