Presidente do SINTRICOMB assume comando da NCSTSC
A Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina (NCSTSC) tem novo comando. O sindicalista Izaias Otaviano, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB), é o novo presidente da entidade. Ele substitui Altamiro Perdoná, que esteve à frente da NCSTSC desde sua fundação, em 2006.
Otaviano assume a central sindical em uma diretoria formada por sindicalistas de outras cidades do estado e de diversos segmentos. Ao todo, são 40 membros que compõem a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo. A eleição e posse ocorreram durante o 5º Congresso Estadual da NCSTSC, realizado na quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24, no Recanto Paraíso Aventura, na cidade de Rio Negrinho, Norte do estado.
“Nesses 15 anos, posso dizer que foi uma vitória das nossas lutas de rua, nossos eventos, da participação dos nossos mais de cem sindicatos filiados. A nossa maior luta foi e tem sido a guerra contra esses governantes que tentam tirar os direitos da classe trabalhadora”, disse o agora ex-presidente Altamiro Perdoná.
O novo presidente afirma que o desafio da nova diretoria é reorganizar o movimento sindical trabalhista de Santa Catarina através das entidades filiadas à NCST. Trabalho este que passa, principalmente, pela dificuldade financeira que vivem os sindicatos. Ele cobrou maior participação dos sindicatos para que esse objetivo seja alcançado.
“Sempre digo que um sindicato é fortes e os associados que ele representa forem participativos. Uma central é forte se o sindicato filiado participar, seja através de ideias, na parte financeira ou participação”, destacou Otaviano no discurso de posse.
Atuação política
Durante o Congresso Estadual, os sindicalistas presentes lembraram da necessidade de as entidades se reinventarem. Maior aproximação com as bases e os trabalhadores são exemplo disso. Além disso, o acompanhamento de perto e até a eleição de parlamentares alinhados com as pautas dos trabalhadores devem estar no foco de atuação do movimento sindical em 2022.
Palestras
O 5º Congresso Estadual da Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina teve palestras com temas voltados à situação política do país e em Santa Catarina. Denilson Pestana, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Paraná (NCSTPR) representou o presidente da entidade nacional, José Reginaldo Inácio, e explanou acerca da composição atual na Câmara Federal e no Senado Federal.
Um levantamento feito por ele relatou o perfil dos deputados e senadores desde idade, profissão, partidos, bandeiras que defendem e outros itens de suas trajetórias políticas.
Já o economista Mauricio Mulinari, membro do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Apresentou números sobre a economia catarinense, custo da dívida pública do estado e a conjuntura política que se formou a partir de 2018, bem como o que deve ocorrer em 2022.
Noda diretoria da NCSTSC
Diretoria Executiva
Presidente: Izaias Otaviano
1º vice-presidente: Agenor de Chaves
2º vice-presidente: Luiz Carlos Schukosky
3º vice-presidente: Genoir José dos Santos
Secretário-geral: Clóvis Furtado Ramos Filho
Secretário-geral Adjunto: Jean Carlo Dalmolin
Diretor financeiro: Moacir José Effting
Diretor financeiro adjunto: Rogério Fiamoncini
Diretora de Organização e Relações Sindicais: Izelda Terezinha Oro
Diretor de Assuntos Jurídicos: Adélcio dos Santos
Diretor de Assuntos Parlamentares: Itaci de Sá
Diretor de Assuntos Trabalhistas: Egbert José Klein
Diretora de Assuntos de Saúde e Segurança no Trabalho: Marcia Regert
Diretor de Assuntos de Seguridade Social, Aposentadoria e Pensionistas: Altair Stofela
Diretora de Assuntos da Mulher: Adriana Bombassaro Zanella
Diretor de Assuntos da Juventude, Racial e Turismo: Pedro Henrique M. de Oliveira
Diretor de Assuntos Cooperativos, Economia Solidária e Política Educacional: José Andrade
Diretor de Assuntos deformação Sindical: Anibal Boettger
Suplentes
Dino Vaz Morceli
Semião Pedro Pereira
Angela Maria Goulart
Leonor José Rampinelli
Adauri Aduce Pereira
Sônia R. B. Vidal
Marcos Ribeiro Guedes
Junior C. Nunes Correa
Itamar Augustinho Merini
José Araldo Batista
Maria Luiza F. da Silva
Lucio Sebastião Schmitt
Jocil Pedro Pereira
Renan Marques da Luz
James Francisco Beal
Gilson Heusser
Adriana Classar Ribas
Conselho Fiscal Efetivo
Evanir Pfleger
Patricia Cestari
Alípio Castanha de Araújo
Luiz Estadeu Bibow (suplente)
Katia Reina Cardoso da Silva (suplente)
Juliano da Silva Ramos (suplente)