Encontro de encarregados e mestres teve palestra sobre câncer de próstata
A noite de segunda-feira, 27, foi de palestra sobre câncer de próstata no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb). A explanação foi feita pelo médico urologista Antonio Serafim Venzon, que abordou o tema Novembro Azul: saúde do homem. A palestra fez parte de mais uma edição do Encontro de Encarregados e Mestres de Obras da Construção e Mobiliário de Brusque.
Ao longo de duas horas, Venzon falou sobre dados do câncer no país e no mundo, bem como os principais sintomas da doença. Além disso, destacou os métodos básicos para que se detecte a presença da doença. “Primeiro exame clinico. Depois se parte para o toque retal, exames de sangue ou PSA, ultrassom e a biópsia transretal”, explicou ele.
Segundo o médico, a prevenção deve ocorrer desde cedo, mas a atenção precisa ser redobrada quando o homem passa dos 45 anos de idade. A avaliação periódica com profissional médico pode evitar o pior.
“Sobre essa avalia fizer todo ano seria bom. Mas se for a cada um ano e meio já é o ideal”, explicou ele.
Para o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, o tema foi pertinente. Além de integrar a campanha Novembro Azul, atinge diretamente o público predominante do setor, que é o masculino. “Trabalhar a prevenção é importante em qualquer situação. Na saúde não é diferente. Foi uma palestra muito esclarecedora e que tirou muitas dúvidas dos nossos trabalhadores”, frisou ele.