Assessor econômico apresenta ajustes adotados pelo sindicato para superar crise
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Luciano Witkowsky
Izaias Otaviano
Em tempos de crise econômica, as entidades sindicais laborais tem enfrentado dificuldades de ordem financeira para continuar atendendo seus associados e até de se manterem de portas abertas. Para evitar de ser incluso nesse grupo, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) resolveu implementar um processo novo de gestão. O sindicato contratou uma assessoria econômica para elaborar estudo e definir medidas necessárias a para passar pela turbulência econômica.
O resultado desse levantamento de informações foi apresentado durante a reunião mensal da diretoria do sindicato, realizado na noite da última segunda-feira, 29. Trabalho que coube ao professor universitário e contador Luciano Witkowsky, que assessora o sindicato.
Durante cerca de duas horas, Witkowsky apresentou aos diretores os detalhes de um estudo feito e executado com o objetivo de enxugar a estrutura administrativa da entidade, ajustando a situação financeira. Entre os números estão a redução do quadro de pessoal, melhor aplicação de recursos na aquisição de produtos e o gerenciamento de entrada e saída de caixa.
“A primeira atitude é enfrentar os números. Analisa-los e, em cima dessa análise, tomar as melhores decisões para enfrentar as eventuais crises que se sobrepõem ao dia a dia”, frisou Witkowsky.
O professor universitário afirma que, em momentos de turbulência econômica, medidas drásticas precisam ser tomadas. A iniciativa do Sintricomb, segundo ele, é inédita em relação a entidades laborais nesse sentido.
“Como não há fórmula mágica para que você aumente receita da noite para o dia, não há outra solução senão cortar na própria carne. Muitas vezes, se você não tem o acréscimo de receita deve buscar corte na despesa ou melhoria dos gastos. Às vezes, gastar com mais qualidade, por exemplo”, pontua ele.
O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, afirma que a responsabilidade de uma diretoria como a do sindicato é muito grande e precisa haver seriedade e ações efetivas para que o trabalho se mantenha ativo.
“A responsabilidade é muito grande. Você tem que falar, organizar e trabalhar para defender todos os trabalhadores da categoria, que gira em torno de quase 5.500. Falando em um total de três por família, vamos atingir uma média de quase 20 mil pessoas. Essas pessoas têm os benefícios graças às ações que desenvolvemos dentro da entidade”, destaca ele.
O sindicalista afirma que não é mais possível nos tempos atuais manter uma entidade, independente do porte que ela tenha, sem usar de ferramentas apropriadas para uma boa gestão.
Atualmente, o Sintricomb possui um quadro de 12 funcionários. Desde 2017, quando as ações de ajustes na administração do sindicato começaram a ser implementadas, a entidade reduziu o número de atendimento com profissionais médicos oferecidos no sindicato, terceirizou o serviço de consultório odontológico, mantendo a gratuidade aos associados e dependentes, fechou a subsede na cidade de Vidal Ramos e diminuiu o quadro de funcionários.
“Felizmente estamos conseguindo passar pela crise, manter o atendimento com benefícios aos associados e recuperando a saúde financeira do sindicato aos poucos”, finaliza Otaviano.