Assinatura da CCT encerra negociação coletiva da construção civil de Brusque
A negociação coletiva 2023-2024 da construção civil e do mobiliário de Brusque e região foi encerrada oficialmente nesta quarta-feira, dia 24, com a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) pelos sindicatos que representam patrões (Sinduscon) e empregados (Sintricomb). O ato ocorreu na sede da entidade laboral.
Iniciada em março com as assembleias dos trabalhadores, a negociação fechou com acordo de reajuste salarial acima da inflação e é a primeira a ser encerrada, enquanto outros setores travam impasse e até ameaça de estado de greve. Sinduscon e Sintricomb acordaram 6% de reajuste nos pisos salariais da categoria e 5% para todos os demais salários. O índice de inflação do período, o INPC, ficou em 3,83%. Logo, houve ganho real de 1.17% e 2.17% no setor. Todas as demais cláusulas da CCT foram mantidas.
A assinatura da CCT, documento oficial com as regras para o setor, reuniu o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, e o do Sinduscon, Ralf Maschio e Silva. Também participaram do ato os advogados Paulo Piva, pelo patronal, e Gabriela Bissoni, pelo laboral.
A CCT deve ser seguida por todas as empresas e empregados do setor.