Comissão evitou que mais de 240 ações chegassem à justiça em 2019
Uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB) e o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (SINDUSCON) evitou que centenas de casos virassem ações na Justiça do Trabalho no ano passado. Graças à Comissão de Conciliação Prévia, mantida pelas duas entidades e que busca resolver pequenas pendências entre patrões e empregados através de acordos. No ano de 2019, o serviço realizou 243 atendimentos.
A Comissão é formada por advogados das duas entidades, um representando o empregado e o outro o empresário. Eles se reúnem em encontros previamente agendados com o objetivo de acertar todo tipo de atrito, pendência e demais questões que integram a relação funcionário empregador.
“É uma forma de evitar que a causa, que muitas vezes é de pequeno valor, acabe por inchar ainda mais a Justiça do Trabalho, sendo que pode ser resolvida com uma simples conversa entre as partes”, pontua o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano.
A Comissão de Conciliação Prévia é realizada no sindicato há mais de dez anos e tem amparo legal. Após cada reunião, uma ata é redigida com o que ficou acertado entre as partes. Havendo acordo, o caso encerra ali e tudo fica arquivado. Não havendo, uma ata negativa é confeccionada e o caso segue para a esfera judicial.
A Comissão acontece todas as sextas-feiras, pela manhã, na sede do SINTRICOMB. Tanto o empregado quanto o próprio empregador podem solicitar o agendamento dos encontros.
Além das situações relacionadas a entraves entre patrão e empregado, a Comissão também trata de questões levantadas pelas equipes de vistorias dos dois sindicatos nas visitas diárias às obras em execução, como informalidade e não cumprimento de normas de segurança no trabalho.
O contato para agendamento é o (47) 3351-2089.