Equipes do Sintricomb e Crea-SC avaliam ações, e vão reforçar vistorias em conjunto

 

Os trabalhos de vistorias em obras feitos pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) e a Inspetoria Brusque do Conselho Regional de Engenharia (Crea-SC) vai ser ampliada. Na tarde das segunda-feira, 1º, representantes dos dois órgãos se reuniram para avaliar os trabalhos executados em 2018 e traçar um novo cronograma de ações.

Semanalmente, uma equipe formada por diretores e técnicos de segurança no trabalho do sindicato, mais fiscais e engenheiros do Crea, sai a campo para vistoriar obras em execução. A parte do Crea consiste em verificar a situação da responsabilidade técnica pela execução dos serviços, bem como a legalidade da documentação que a autoriza.

“Essa parceria com o sindicato está a sendo muito proveitosa, porque, além de verificar as questões de registro dos trabalhadores, inclui, ainda, os profissionais (engenheiros e arquitetos). E isso mostra como esses profissionais estão agindo dentro da própria obra, o que, para nós, é muito bom. Acaba trazendo um item de proteção para a sociedade, que é o que prezamos bastante”, afirma o diretor regional do Crea-SC, Alberto Armando Walendovsky.

Já a equipe do sindicato verifica condições de segurança no trabalho, se os empregados utilizam equipamentos de proteção, sejam eles individuais ou coletivos, bem como a informalidade.

“Vamos acertar mais essas vistorias integradas, sempre visando a integridade física dos trabalhadores e a legalidade das obras  de um modo geral. Já temos notado uma mudança de postura d aparte de empresários sobre a necessidade as ART’s (Anotações de Responsabilidade Técnicas). Se uma obra está legalizada, certamente o risco de acidente para o trabalhador diminui consideravelmente”, pontua o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano.

A atuação, que era realizada com mais intensidade no município de Brusque, será reforçada. Equipes do Crea vãos e revezar semanalmente para ampliar as visitas junto com o sindicato. Inclusive em outras cidades que integram a base territorial em comum das duas partes.

Participaram da reunião pelo Sintricomb o presidente, Izaias Otaviano, o diretor e secretário-geral, Dari Mota Sutil, além das técnicas em segurança no trabalho, Kátia Regina Martins e Manoela Rodrigues. Já pelo Crea-SC estiveram o diretor regional, Armando Alberto Walendowsky, e os agentes fiscais Denise Bortolotto e Daniel Amorim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − 11 =

Pin It on Pinterest