Realizado o 3° Encontro de Serventes e Pedreiros de Brusque
Os riscos existentes nas obras da construção civil por conta de choques elétricos, da falta de organização e o desperdício de materiais foram temas de evento voltado a trabalhadores do setor em Brusque. O 3° Encontro de Serventes e Pedreiros reuniu um grande número de profissionais da área no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) na noite desta quinta-feira, 16.
A primeira palestra da noite foi realizada pelo técnico em eletrotécnica Edimar Ribeiro, que também é empresário no setor. Com exemplos práticos de acidentes, muitos deles fatais, ele abordou sobre os cuidados que devem ser tomadas nos canteiros de obra para evitar tragédias. Os choques por descarga elétrica são o segundo o motivo de morte no setor em todo o país.
“Vimos hoje, através do que pude apresentar aqui, que isso pode ser evitado. E de uma forma simples e bem prática”, frisou ele, destacando que cuidados e regras seguidas à risca dentro das obras são exemplos de como evitar a perda de vidas.
A cada três obras, uma se perde
Um dado que chamou atenção durante o evento foi apresentado pelo engenheiro civil e professor universitário Elias Rifel. Segundo ele, a cada três prédios erguidos não apenas em Brusque, mas no Brasil, um deles é desperdício de material. Ou seja, daria para construir uma quarta edificação de mesmo porte.
“Hoje, o que temos de conhecimento e o que é falado na literatura é que temos uma perda de cerca de 33%. Precisamos, aqui, repensar nossos processos”, frisou.
Parceria em torno da segurança
O 3° Encontro de Serventes e Pedreiros da construção civil de Brusque foi organizado pelo Sintricomb, com apoio do Sinduscon. O presidente do sindicato patronal, Ralf Maschio e Silva, disse na abertura do mesmo que a parceria entre as duas entidades tem trazido bons resultados para o setor.
“Sei que pode ser cansativo, depois de um dia inteiro de trabalho, ficar aqui sentado duas horas aqui. Mas todo aprendizado que se leve para o dia a dia e extremamente válido”, destacou ele.
Cada vida importa
O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, lembrou que a atuação da entidade tem sido focada na preservação de vidas dos trabalhadores. Treinamentos e cursos voltados ao tema da segurança no ambiente de trabalho são rotina nas atividades desenvolvidas pelas equipes do sindicato desde 2012.
“Choque elétrico, por exemplo, é a segunda causa de morte o setor. E pudemos ver aqui, hoje, que atitudes simples podem evitar isso. Se conseguirmos salvar uma vida, já terá valido a pena este evento”, pontuou ele.