Sintricomb participa de assembleia na Feticom-SC
Sindicalistas de várias partes do estado participaram durante todo dia de ontem, terça-feira, dia 13, de uma palestra sobre alterações feitas na forma de gerenciamento da contribuição sindical. O evento aconteceu em Florianópolis, na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina (Feticom-SC). O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) também participou, representado pelo presidente da entidade, Izaias Otaviano.
A palestra integrou o cronograma da assembleia ordinária dos representantes da Feticom, órgão responsável por analisar a prestação de contas da entidade. A alteração na forma de gerenciamento da contribuição sindical entrou em vigor em janeiro deste ano. Ela especifica como deve ser aplicado o recurso, que é fruto de desconto anual feito de todos os trabalhadores, independente se sindicalizados ou não.
A distribuição é feita pelo Ministério do Trabalho a todas as entidades sindicais espalhadas pelo país. Valor este que supera a casa dos R$ 20 bilhões todo anos, segundo dados do próprio MT.
Com a alteração, os sindicatos ficam obrigados a gastar apenas 20% do valor que recebem com administração de pessoal, como folha de pagamento de funcionários, por exemplo. Os demais 80% devem ser aplicados em ações assistenciais aos trabalhadores, como, por exemplo, assessoria jurídica médica, entre outras.
Outra novidade é que há a possibilidade de o Tribunal de Contas da União (TCU) passar a fiscalizar a aplicação desses valores, algo que até então não ocorria.