Presidentes de sindicatos vistoriam obras
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) e o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon) têm agido de forma conjunta para resolver questões ligadas ao setor. O objetivo é de desenvolver ações que venham a beneficiar ambos as entidades, que representam os interesses de lados opostos, os trabalhadores e os patrões.
Na semana passada, os presidentes dos dois sindicatos, Izaias Otaviano, do Sintricomb, e Ademir Pereira, do Sinduscon, visitaram algumas obras em andamento pela cidade de Brusque.
Nelas, eles buscaram passar orientações aos trabalhadores sobre a necessidade de se usar equipamentos de proteção individual, do registro em carteira, cuidados com a saúde, entre outros.
Já os patrões também receberam informações e dicas sobre a legislação trabalhista e a necessidade de se atuar dentro dela. Para o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, a união dos dois sindicatos mostra que ambos os lados estão preocupados em resolver problemas que historicamente fazem parte do setor e que atrapalham o desenvolvimento da construção civil e do mobiliário. “É algo inédito a ação de os dois presidentes dos sindicatos saírem juntos para verificar a situação real nas obras”, comenta ele.
A visita às obras não foi a primeira ação colocada em prática e que teve a participação das duas entidades. Recentemente, o Sintricomb e o Sinduscon, em parceria com o Senai, lançaram uma série de cursos de qualificação que visam melhorar a qualidade da mão de obra oferecida no setor. Além deste, os sindicatos também já realizaram eventos em parceria, como o Dia da Construção Nacional, que aconteceu no final de 2010. Os dois sindicatos também têm buscado agilizar as conversas em torno das negociações coletivas de trabalho, onde está incluída a salarial, cuja data base é 1 de maio.
d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);