Negociação nas cerâmicas e olarias não avança

A primeira reunião entre o Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) e o Sindicato das Cerâmicas e Olarias do Vale do Tijucas (Sincervale) sobre a negociação coletiva 2012/2013 terminou em acordo. As duas partes se reuniram na sede da agência do Ministério do Trabalho de São João Batista na tarde de terça-feira, dia 17. O Sintricomb representa os trabalhadores do setor na região de Canelinha, Nova Trento e São João Batista.

Mediados pela responsável pela agência do MTE, Jaqueline Maria Goedert de Campos, as comissões que representam patrões e empregados discutiram o pedido de reajuste feito pelo Sintricomb, bem como a manutenção de cláusulas que integram a convenção da categoria. A proposta do sindicato dos trabalhadores foi de um reajuste na casa de 12% sobre os pisos. O Sincervale acenou com apenas 4,6%, valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Contraproposta que não agradou aos representantes dos trabalhadores. O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, reforçou que esse percentual já está assegurado em lei e que é preciso haver bom senso do patronal no sentido de oferecer à classe um valor maior. O presidente do Sincervale, Aloir Alécio Dias, se comprometeu a conversar com a diretoria do sindicato patronal sobre a possibilidade de um percentual maior. Uma nova reunião entre as das comissões de negociação foi marcada para terça-feira, dia 24, às 14h30min, na agência do MTE de São João Batista.

A reunião também servirá para definir pontos que ficaram pendentes no primeiro encontro. São eles: valores do prêmio assiduidade (frequência) e alteração na cláusula sobre aviso prévio. Além dos dois presidentes dos sindicatos, participaram da reunião pelo Sintricomb o advogado Walter Freitas e o trabalhador Ivonei de Souza. A advogada Elinede Licia Martins integrou a comissão do Sincervale.

8970548e2cce7d467855eef21c3f867b

1a1ee677c46eb0ee34285d44fee19bb8

cb4a491e3275c1383876e44027a53f2b

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 2 =

Pin It on Pinterest