Custeio do Movimento Sindical em debate
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) participou na manhã de quarta-feira, dia 7, de mais uma reunião do Fórum das Entidades da Classe Trabalhadora de Brusque e região. O encontro aconteceu na sede do Sintrafite. Em pauta, a realização do 2º Seminário Estadual Sobre Custeio do Movimento Sindical.
Ficou definido que o Seminário terá como local a sede da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), em Itapema. O evento tem data marcada para 5 de dezembro e será organizado pelo Fórum Sindical de Brusque, em parceria com as centrais sindicais NCST-SC, Força Sindical de Santa Catarina, União Geral de Trabalhadores (UGT-SC) e pela Fetiesc.
Em pauta estará novamente o debate sobre o custeio do movimento sindical. Em agosto deste ano, evento semelhante reuniu centenas de sindicalistas de várias partes do estado na cidade de Brusque. Do encontro resultou um documento, chamado de Carta de Brusque, que posiciona as entidades da classe trabalhadora contra a ingerência do Estado, através do Ministério do Trabalho, Ministério Público e outros órgãos na gestão dos sindicatos, algo que é vedado pela Constituição Federal.
Do 2º Seminário Estadual Sobre Custeio do Movimento Sindical estão confirmadas as presenças de alguns nomes de peso no sindicalismo nacional.
Entre eles o presidente licenciado da Força Sindical nacional, deputado federal Paulo Pereira da Silva, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) E DA Nova Central Sindical Nacional (NCST), José Calixto Ramos, da União Geral de Trabalhadores nacional (UGT), Ricardo Patah, advogados e sindicalistas de Santa Catarina e de outros estados.
O evento terá início às 9 horas, com encerramento programado para o início da tarde