José Calixto Ramos é reeleito presidente da NCST
Foi aberta na tarde de terça-feira, dia 25, o III Congresso Nacional da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) . O evento acontece até o dia 29 de junho, no Centro de Treinamento da Confederação Nacional da Indústria (CNTI), em Luziânia, Goiás. Mais de 1,5 mil delegados de entidades filiadas de todo o país. Dentre eles os representantes de Santa Catarina, associados à NCST estadual.
O primeiro dia do evento foi marcado pela eleição da nova diretoria que vai estar à frente da NCST nacional nos próximos quatro anos. Por aclamação, José Calixto Ramos segue na presidência da entidade. “A emoção que me acomete hoje é a mesma que tive no primeiro Congresso da Nova Central Sindical de Trabalhadores, no ano de seu surgimento”, disse Calixto no discurso após o anúncio de sua recondução ao cargo.
O ato de abertura e eleição teve a presença de importantes lideranças nacionais e até internacional. Como o diretor adjunto do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Stanley Gacek, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, e o assessor especial do ministro-chefe da secretaria geral da Presidência da República, José Lopes Feijoó.
Manoel Dias, ministro do Trabalho, ressaltou a importância de José Calixto Ramos para o movimento sindical brasileiro ao longo da história. Ele afirmou que o presidente da NCST é uma figura que sempre foi fiel aos ideais que defende.
Na oportunidade, o ministro também fez referência ao presidente da Nova Central Sindical de Santa Catarina, Altamiro Perdoná, destacando-o como um dos grandes líderes sindicais do estado e do país. A Nova Central Sindical de Santa Catarina está presente no evento com um grande número de entidades sindicais associadas a ela.
O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, é um dos delegados presentes no Congresso e com direito a voto.