2º Encontro de Encarregados e Mestres de Obras

Uma manhã inteira voltada à segurança, saúde e responsabilidade criminal no ambiente de trabalho. Assim foi o 2o Encontro de Encarregados e Mestres de Obra da Construção Civil e do Mobiliário de Brusque e região. O evento aconteceu neste sábado, 12, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb).

Durante três horas, os mais de 50 profissionais do setor, entre eles pedreiros, carpinteiros, mestres de obras, técnicos de segurança no trabalho, e outros, assistiram a palestras. Da organização física dos espaços onde acontecem a execução de obras, o uso correto e necessário de equipamentos de proteção individual (EPIs), até a responsabilidade civil e criminal dos profissionais quando da ocorrência de acidentes nos locais de atividade.

A técnica em segurança do trabalho do Sintricomb, Regiane Aparecida Bambinetti, alertou sobre a importância dos equipamentos de proteção individual. Com o uso de imagens fortes de acidentes com vítimas nos locais de trabalho, ela chamou atenção para os índices decorrentes disto. “A pior coisa que tem é você chegar na casa de uma família e dar a notícia de que o trabalhador (marido, esposa, etc) se acidentou ou perdeu a vida”, disse ela.

Também palestrante, o fisioterapeuta e fiscal do Centro em Referência do Trabalhador (Cerest), Fabiano Machado Felizardo, falou a respeito dos cuidados a serem tomados com a organização dos espaços nas obras da construção civil. Situações que, embora simples, podem evitar a ocorrência de acidentes que podem ser graves ou até fatais.

“Nós que somos da fiscalização somos chatos. Mas é para mostrara vocês que existem soluções simples e práticas para evitar essas situações”, frisou durante a palestra. O advogado Walter Beirith Freitas falou sobre a responsabilidade civil e criminal que há nos ambientes de trabalho. Segundo ele, a legislação deixa claras as situações em que pesam as responsabilidades de ambas as partes. Ou seja, não somente o empregador, mas o próprio empregado está sujeito às sanções legais em decorrência disso. “Quem causa um dano, deve repará-lo. Está na lei. O Código Penal, além de prisão e trabalhos voluntários, prevê multas a quem for responsabilizado”, frisou durante parte da explanação.

Para o empresário Ademir José Pereira, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção em do Mobiliário de Brusque (Sinduscon), eventos e ações como o realizado neste sábado surtem efeitos na prática. “É importante parta a construção civil que tenhamos esse funcionário treinado. Que a educação dele seja realizada da melhor maneira possível. Porque isso vai trazer benefícios dentro da própria empresa”, frisou ele.

Já o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina (NCSTSC) e da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina (FeticomSC), Altamiro Perdoná, disse que o setor guarda um elevado índice de acidentes de trabalho e ações como esta tendem a surtir efeitos na diminuição dos números. “Quando há a parceria do capital e do trabalho o acidente de trabalho diminui. E não somos nós que estamos falando, mas os números no papel que foram mostrados aqui”.

Para o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, objetivo do evento era de levar informações e conhecimento aos profissionais sobre situações que afetam diretamente os mesmo no dia a dia das obras e empresas. “O evento foi maravilhoso dentro daquilo que havíamos programado. Saímos satisfeitos. Esperamos que em 2015 possamos realizá-lo novamente, pois esta foi a segunda edição e ele vem crescendo a cada ano”, pontuou.

O evento teve a presença, ainda, de sindicalistas de outras entidades de Brusque e região, além da chefe da agência do Ministério do Trabalho na região de Brusque, Leníria da Cunha.

2745f4add756c8818ddea126487479c5

64f310589bde3e7a9d29272e8e42c8a3

5c8c5bc9517009081b331a295698b684

bba797752b61644c9efdba74940ca515

d7cefbaf16cb8ae3183b628ac05fbed6

a86d19ec0039481ccd8f11686170cfc2

if (

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − 5 =

Pin It on Pinterest