Sintricomb e Sinduscon: união reforçadas na construção civil
A união e o trabalho em conjunto entre os sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) e das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sinduscon) nas ações sobre segurança do trabalho vai ser reforçada este ano. Uma reunião entre diretores das duas entidades na manhã desta quarta-feira (11) selou o pacto dos dois sindicatos, que representam as classes laboral e empresarial do setor, em torno do assunto.
Uma das razões são os acidentes de trabalho, inclusive com uma morte na cidade de Brusque, que vem ocorrendo ultimamente. De olho em evitar que novos casos voltem a ocorrer, as duas entidades acertaram intensificar os trabalhos de prevenção que já vêm sendo realizados há alguns anos, de maneira mais forte nos últimos três.
“Essa reunião foi bastante importante, porque os dois sindicatos, embora defendam interesses distintos, procuram pensar juntos algumas ações que vão beneficiar ambas as partes. Temos uma série de atividades para este ano de 2015, sempre pensando no bem estar do trabalhador”, frisou o presidente do Sinduscon, o empresário Ademir José Pereira. Ele esteve no encontro acompanhado pelo também empresário Alexandre Moresco, da construção civil e que também é diretor da entidade patronal, e pelo técnico em segurança do trabalho Rivanildo Cerqueira.
Durante a reunião, o Sintricomb entregou ao Sinduscon um relatório de visitas feitas a obras em execução e casos ou situações irregulares detectadas pelas equipes nestes locais. Além disso, propôs a elaboração de execução de projetos voltados à melhoria dos ambientes de atividade e segurança.
“Firmamos algumas parcerias em relação a eventos e cursos que serão realizados em benefício da classe dos trabalhadores a da segurança Esperamos que este seja um ano que consigamos terminar com êxito, sem que nenhuma pessoa perca sua vida na área da construção civil”, pontua o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, que participou do encontro ao lado da diretora do sindicato, Patrícia Cestari.
Os dois sindicatos devem dar início, em breve, às discussões sobre a negociação coletiva 2015/2016, que, entre outros pontos, definirá os valores de reajustes salariais da categoria.