Construção civil e mobiliário define negociação coletiva
Está definida a negociação coletiva de trabalho da construção civil e do mobiliário de Brusque e região para o período 2015/2016. Reuniões realizadas nas cidades de Brusque e São João Batista esta semana bateram o martelo na discussão entre os patrões e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), que representa a classe laboral.
A negociação em Brusque foi encerrada na quarta-feira, 15. Um encontro entre as comissões de negociação do Sintriocmb e do Sinduscon (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento), que representa os empresários, consolidou o fechamento da negociação (ver tabela ao final). Processo bastante tranquilo, conforme destacou o presidente da comissão de negociação do Sinduscon, o empresário Orlando Schaefer.
“Tivemos várias reuniões a respeito do aumento salarial e como é um ano atípico, em que sentimos um pouco mais de dificuldade por conta das questões da economia nacional, o empresariado sentiu isso. Mas foi debatido bastante e chegamos a um bom termo. Tanto para o empresário quanto o laboral foi uma boa negociação”.
O presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira, afirma que a busca foi por melhorar os índices dos pisos salariais da categoria. “Acredito que no estado o pessoal somente tem dado o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Nós demos um ganho um pouco maior no salário gera. Viemos já há alguns anos fazendo um trabalho de reajuste maior nos pisos da categoria para que daqui a alguns anos possamos ter um piso real”.
Já o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, destaca a rapidez com que as negociações foram finalizadas, o que dá mais tranquilidade para os trabalhadores em geral, já que a data base do setor é 1º de maio. Com isso, os reajustes vigoram já nas folhas de pagamentos que correm em junho.
“Fizemos a negociação com bastante êxito, porque a nossa pedida inicialmente seria 10% para quem ganha acima dos pisos e para os que ganham o piso 13%. conseguimos fechar entre 11 a 13% nos pisos e entre 8,6% e 9,5% para quem ganha acima dos pisos nas duas regiões (Brusque e São João Batista/Canelinha)”.
A reunião que definiu a negociação salarial em Brusque teve como participantes pelo Sintriocmb o presidente Izaias Otaviano, os diretores Elizeu Schmitz e Patricia Cestari, a advogada Fabricia Meireles Ogliari, e pelo Sinduscon os empresários Ademir José Pereira (presidente), Orlando Schaefer e Getúlio Baugarthner.
Confira, abaixo, o resultado da negociação. Em breve, no site do sindicato, a Convenção Coletiva completa e o informativo dos reajustes.
OUÇA A MATÉRIA COMPLETA NO LINK ABAIXO