Palestras movimentam 5º Encontro de Mulheres da NCST
Mulheres de várias cidades do estado participaram neste final de semana do 5º Encontro de Mulheres Trabalhadoras, organizado pela Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina (NCSTSC). O evento aconteceu de sexta-feira, 25, a domingo, 27, na Fetiesc, em Itapema. Um grupo de mulheres de Brusque, representando o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sintricomb), também esteve presente.
Entre os temas debatidos estavam desde a participação feminina em setores como política e o próprio movimento sindical trabalhista, bem como motivação, saúde e segurança do trabalho.
A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) chamou atenção das mulheres para a necessidade de participação maior delas no campo político-partidário e os motivos que a conduziram em menos de quatro anos a ocupar posições de destaque na cidade de Criciúma e, em seguida, ser alçada de desconhecida a uma das dezoito vagas que Santa Catarina possui na Câmara federal. “Para terem sucesso vocês precisam de três “s”: Sorriso, sinceridade e sola no sapato para caminharmos atrás dos nosso objetivos”, disse ela.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de São bento do Sul e secretária da Mulher da Nova Central Santa Catarina, Adriana Bombassaro Zanella, abriu os trabalhos e falou sobre a necessidade de o movimento sindical participar de questões relacionadas à sociedade como um todo. “O movimento sindical tem uma importância grande na área social. Se não estivermos engajados no apoio a entidades sociais não teremos respeito”, frisou ela.
A experiência de vida e os desafios enfrentados no campo pessoal e profissional deram o tom da palestra ministrada pelo jornalista e apresentador de televisão Mario Motta. Sob o tema Motivação, ele relatou situações que fizeram parte de sua vida, como a atividade circense, a experiência dos pais no rádio e sua ascensão como profissional da comunicação. “Não percam a oportunidade de aproveitar tudo o que aparecer na sua frente. Tudo que possa trazer conhecimento”, destacou ele.
DUAS BRUSQUENSES SE DESTACARAM COM PALESTRAS
Entre os palestrantes do evento, destaques para as explanações de duas mulheres de Brusque e Guabiruba. Regiane Bambinetti, técnica em segurança do trabalho, e Aparecida Maria Montoanelli. A primeira falou sobre índices de acidentes de trabalho e o que fazer para preveni-los. Já a segunda relatou a história de superação que vivenciou na própria pele após um acidente de trabalho que quase lhe tirou a vida.
Regiane apresentou dados sobre as principais causas de acidentes de trabalho. A maioria, segundo ela, está ligada à falta de atenção, acompanhada do não uso correto de equipamentos de proteção, sejam eles individuais ou coletivos.
A história de Aparecida emocionou o público. Ela trabalhava em uma empresa têxtil de Brusque, quando seu cabelo ficou preso em uma máquina a qual manuseava. Ela acabou sendo puxada pelo equipamento, que engolia sua cabeça enquanto ela gritava por ajuda. O resultado foi parte do rosto desfigurado, além de ter tudo o couro cabeludo arrancado e partes das duas orelhas decepadas. História de superação que emocionou o público presente no evento.
O presidente da NCSTSC, Altamiro Perdoná, avaliou como um sucesso a edição deste ano do encontro, que ampliou o número de palestras e temas discutidos. “Nosso trabalho é de organização e luta. Por isso é importante a realização e um evento como este, para mostrar que a classe feminina está presente e precisa participar d movimento sindical e de outros sertões da sociedade”, lembrou ele.
Presidente do Sintricomb, de Brusque, o sindicalista Izaias Otaviano, também destacou a importância destes eventos para a articulação feminina em torno de temas que estão latentes na sociedade. “Sem dúvida, foi bastante produtivo. É importante que tragamos a mulher para ocupar cada vez mais espaço e fazer parte da discussão de temas importantes, seja dentro do movimento sindical ou ouro setor”, comentou ele.
PALESTRANTES
Geovânia de Sá –Participação da Mulher na Política.
Adriana Bombassaro Zanella – Organização das mulheres em eventos
Mario Motta – jornalista e apresentador de TV – Motivação
Peter Alexandre Kneubuehle – Mulher e Saúde (fisioterapia)
Regiane Bambinetti – técnica de segurança do trabalho – segurança e saúde do trabalho
Janaina Conceição Deitos – Salário Igual, Trabalho Igual
Harisson Araujo Almeida – Maria da Penha e seus efeitos
Lucia Alves – Prazer, sou mulher
Aparecida Maria Montoanelli – Motivação
Izelda Terezinha Oro – Mulher no movimento sindical