Encontro reúne encarregados e mestres de obras
A manhã de sábado, 30, foi de palestras no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb). No local aconteceu o 4º Encontro de Encarregados e Mestres de Obras de Brusque. Foram três palestras com temas voltados à atuação dos profissionais que têm por missão liderar as equipes de trabalhadores dentro das empresas e obras do setor.
Coaching e coordenadora de cursos da Uniasselvi/Assevim Brusque, Simone Cristina Dalbosco falou sobre o que é ser um líder e como liderar equipes de trabalho. “Um bom líder precisa ser dinâmico, perfeccionista, precisa ser motivador, incentivar que as pessoas que estejam ao redor dele façam a diferença. Não adianta impor que seus colaboradores façam aquilo e, sim, motivá-los a fazer”, destaca ela.
O técnico em segurança do trabalho e alpinista industrial Eduardo Feuser esclareceu a diferença entre Equipamentos de Proteção Coletiva e Equipamentos de Proteção Individual a importância de ambos para a segurança dos trabalhadores. “É muito importante que tanto o EPI quanto o EPC sejam regulamentados. Não use equipamentos que não tenham um certificado de aprovação. Ou seja, que não tenham certeza de que vão proteger de acidentes ou doenças”, frisou ele.
Já o engenheiro civil e técnico em segurança do trabalho Fabio Aurélio Alencar abordou sobre a organização e o desperdício nos canteiros de obras do setor. “Importante e que tem muito a ver com planejamento e os profissionais que estavam aqui hoje. Eles têm um papel essencial dentro do canteiro de obras nesse gerenciamento”, pontua ele.
O evento teve apoio do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sinduscon). O vice-presidente da entidade patronal, Ademir José Pereira, frisou que a construção civil tem buscando inovar no setor e precisa de profissionais qualificados. “Hoje, sem uma inovação ativa, a construção civil vai perder seu espaço”, destacou.
Para o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, não surpreendeu a grande participação de trabalhadores no evento, dada a trajetória de preocupação na qualificação que a entidade em com a mão de obra no semento. “Sabemos que a qualificação é a base de tudo. Isso temos feito com os trabalhadores e alcançado sucesso em todos os eventos que realizamos aqui dentro no Sintricomb”, disse ele.
Os participantes receberam certificados, brindes e receberam almoço de confraternização. O Encontro teve, ainda, o apoio da Feticom SC, da Nova Central Sindical de Trabalhadores e das empresas Águas Claras Materiais de Construção, Montibeller Equipamentos, Telhas Forte e da Uniasselvi Assevim.
ASSISTA AO VÍDEO
OUÇA O ÁUDIO
d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);