Protesto reúne mais de dois mil contra retirada de direitos
A terça-feira, 16, foi de manifesto em Florianópolis pela manutenção dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Mais de duas mil pessoas participaram do ato contra as reformas anunciadas pelo governo Temer nos setores da previdência Social e trabalhista. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) esteve presente.
O grupo partiu em caminhada, com saída da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) até a sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Pelo caminho, lideranças sindicais de todo o estado chamavam atenção da população da capital para as investidas contra os direitos dos trabalhadores, assegurados ao longo de mais de 70 anos de existência da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, também fez uso da palavra no ato.
“Sem dúvida nenhuma hoje é um dia muito especial para cada um de vocês e porque não dizer na vida de todo o trabalhador de Florianópolis e Santa Catarina. O movimento sindical na enfraquece. Ele teve mais de 73 anos e nunca se enfraqueceu e nãos era esse governo que vai tirar direitos de vocês”, discursou na ocasião.
Entre os pontos que os trabalhadores chamaram atenção estão mudanças a legislação trabalhista e a instituição de idade mínima de 65 anos para aposentadoria. Estas são duas das principais bandeiras de atuação o governo interino do presidente Michel Temer. O objetivo, já anunciado, é que as reformas entrem na pauta de votação do Congresso Nacional ainda este ano.
O ato público em Florianópolis foi organizado e teve a presença de todas as centrais sindicais de trabalhadores de Santa Catarina.
if (