Saúde, desafios e direitos das mulheres nortearam evento no Sintricomb
A noite de quinta-feira, 8, foi de palestras e conhecimento para um grupo de mulheres no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb). Elas participaram de evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta data. Foram três momentos, divididos entre duas palestras e a demonstração de técnicas de maquiagem e estética.
Na abertura, a técnica em radiologia e voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Miriam Evangelista Ribeiro, explanou acerca dos principais problemas de saúde que afetam a mulher, desde os tipos de cânceres até doenças sexualmente transmissíveis. Os cuidados e o trabalho de prevenção podem evitar sequelas e até mesmo a morte.
“Na Rede Feminina temos visto que as mulheres têm procurado bastante e isso é muito bom. Porque precisamos que a mulher se cuide. Se a mulher tem à disposição a prevenção, tem que procurar e fazer”, destacou ela, afirmando que a depressão tem sido o maior problema enfrentado pelo público feminino em relação à própria saúde.
A advogada Fabricia Meirelles Ogliari fez um resumo da trajetória das lutas da mulher no mundo para acessar o que hoje são considerados direitos, mas que em outras épocas não passavam de sonhos. Como o de votar e dispor melhores condições de trabalho.
“Precisamos buscar igualdade salarial, que é o ponto que mais pega. Novos postos de emprego, porque, querendo ou não, é uma discriminação. Não velada e nem mascarada, mas existe. Cargos que só o homem pode ocupar. Derrubar esse entendimento de que só homem pode resolver, só homem tem a palavra final e só homem pode finalizar uma situação. A mulher também pode fazer isso”, frisou ela.
O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, comemorou a participação das mulheres no evento. Mais ainda, que há interesse por parte do público feminino em buscar essas informações, sejam elas relacionadas à saúde, bem estar ou direitos. “Foi muito satisfatório, pois em uma noite de quinta-feira, depois de um dia todo de trabalho elas compareceram. Ficamos muito satisfeitos com o resultado do evento”, pontuou.
Sorteio de brindes e uma confraternização encerraram o evento, que teve parceria da rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque.
OUÇA AS ENTREVISTAS