SINTRICOMB e SINDUSCON negociam reajuste salarial da construção civil e mobiliário
Uma reunião entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB) e do Sindicato das Indústrias da Construção e do M0biliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (SINDUSCON) discutiu a negociação coletiva 2023-2024 do setor. O encontro aconteceu na quinta-feira, 14, na sede do sindicato laboral.
Na oportunidade, o presidente do SINDUSCON, Ralf Maschio e Silva, foi recebido pelo presidente do SINTRICOMB, Izaias Otaviano, pela diretora da entidade e secretária-geral, Patricia Cestari, bem como pelas assessoras jurídicas Gabriela Bissoni e Fabrícia Meirelles Ogliari. A conversa girou em torno da proposta encaminhada ao SINDUSCON após a realização das assembleias dos trabalhadores, ocorridas no final de março. Na ocasião, os trabalhadores encaminharam pedido de reajuste de 10% nos salários e pisos da categoria, além da manutenção das demais cláusulas que integram a CCT do setor.
Maschio informou, na ocasião, que a diretoria do SINDUSCON ainda está avaliando a proposta apresentada pelos trabalhadores e deve dar um retorno nos próximos dias. A intenção é de que a negociação esteja finalizada até 1º de maio, data base para as tratativas estarem encerradas.
A negociação coletiva de trabalho entre sindicatos laboral e patronal é prevista em lei e exigência legal. Os acordos possuem força superior à própria CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e as definições dos mesmos devem ser seguidas por todas as empresas e empregados do setor.