Trabalhadores da Stoltemberg fecham Acordo Coletivo
Trabalhadores da empresa Stoltembeg Portas, em Vidal Ramos, já têm definida a negociação de reajuste salarial deste ano. Intermediado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB), o Acordo Coletivo foi fechado em reunião na última segunda-feira, dia 19, na sede da unidade.
De acordo com o presidente do SINTRICOMB, Izaias Otaviano, foi definido aumento salarial de 9,5% nos pisos salariais dos funcionários, além da manutenção de cláusulas sociais que integram o documento. Este deve ser atualizado todo ano com acompanhamento de intermediação do sindicato.
“Entendemos que foi uma negociação em que conseguimos ganho real e, por isso, a negociação foi satisfatória. Sabemos da importância que tem quando o sindicato consegue avançar fazer uma negociação com ganho real, que é difícil quando isso acontece, as temos que comemorar”, destacou ele.
O reajuste recai sobre os salários do mês de setembro, a serem pagos em outubro.
Porque o sindicato negocia
A legislação estabelece que há a obrigatoriedade de negociação coletiva ou acordo coletivo para definir reajustes salariais entre patrões e empregados. Para isso, entidades representativas de ambas as partes precisam se sentar à mesa para discutir as propostas.
Na negociação, pode tanto haver o aumento nos salários, o que é assegurado por lei para repor as perdas inflacionárias do último ano, como a inserção e outros benefícios ou deveres a serem cumpridos por ambas as partes.
Quando o caso envolve trabalhadores de diferentes empresas ou segmentos dentro do mesmo setor, trata-se de uma Negociação Coletiva. Porém, quando se trata de um grupo de funcionários de apenas uma empresa, aí é um Acordo Coletivo. Ambos necessitam da atuação da entidade laboral para representar os empregados, algo assegurado pela legislação federal.