Mais de R$ 1 milhão negociados pela Comissão de Conciliação Prévia
A Comissão de Conciliação Prévia (CCP) é fruto de parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) e o Sindicato da indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon). Ela evitou que quase 200 ações chegassem à Justiça do Trabalho em 2018. Foram 194 atendimentos, acertando a negociação de, aproximadamente, R$ 1,7 milhão. Os valores são oriundos de verbas rescisórias não pagas, FGTS e outros encargos.
Criada há mais de dez anos, a CCP tem por missão resolver pequenas pendências entre empregado e patrão, evitando que o caso cheguem à esfera judicial e esbarre na morosidade do sistema, cujas audiências levam meses para ocorrer. Questões como valores pagos incorretamente e até mesmo quando a empresa precisa demitir e não tem como arcar com todos os valores que deve ao funcionário. Nesse caso, ela firma acordo em relação aos próprio valores e datas de pagamento para ficar quite com o mesmo.
Empregado e patrão podem acionar o serviço da CCP
A Comissão de Conciliação Prévia reúne advogados dos dois sindicatos, o laboral e o patronal. Nas audiências, que ocorrem às sextas-feiras, no período da manhã, na sede do Sintricomb, eles atuam na defesa da parte que representam. O empregado através da assessoria jurídica do Sintricomb, e o empresário via assessoria jurídica do Sinduscon.
Além desse atendimento, a CCP também trata de questões relacionadas às vistorias em obras da construção civil de Brusque e região, relacionadas às condições de ambiente e saúde do trabalho, bem como informalidade. Uma equipe sai às ruas diariamente e faz a verificação de como andam essas questões no setor, elaborando relatório que é enviado à CCP quando são detectados problemas. Os responsáveis pelas obras são convidados a ir à Comissão, apresentar documentos e resolver tais pendências.
O contato para agendar hora na CP pode ser feito através do 47 33512089.