Fevereiro Laranja: ações de prevenção à leucemia

O mês de fevereiro é dedicado às ações de prevenção à leucemia, através da campanha Fevereiro Laranja. Por isso, o SINTRICOMB vai trazer diversos materiais alusivos a este período, com base em especialistas médicos. A seguir, acompanhe conteúdo divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) sobre o tema.

Sobre a leucemia

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

A medula óssea é o local de fabricação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas.

Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 + 13 =

Pin It on Pinterest