8 de março: como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

Neste 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Mas você sabe o porquê desta data e a razão de ela ser direcionada às mulheres? Vamos contar a seguir.

No dia 8 de março de 1917, um grupo de mulheres, cerca de 90 mil, percorreram várias ruas em Moscou, na Russia, pedindo melhores condições de trabalho e de vida. O manifesto tinha como alvo o Czar Nicolau II, imperador da época. Czar era o título concedido ao imperador, sistema este que vigorou entre 1547 e 1917. O ato ficou conhecido como “Pão e Paz” e deu origem ao Dia Internacional da Mulher.

Outros momentos ao longo da história deram foco á luta da mulher por melhores condições de trabalho e renda. Como em 1908, nos Estados Unidos, quando operárias também cobravam melhores salários e condições de vida no trabalho.

Em 1911, um incêndio em uma fábrica também nos Estados Unidos matou 146 mulheres. O caso ganhou notoriedade e reforçou a luta pelas melhores condições de trabalho.

Dia Internacional da Mulher foi definitivamente instituído pela ONU no ano de 1975, sendo que a escolha do dia 8 de março está relacionada com a greve das operárias russas de 1917.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × dois =

Pin It on Pinterest