Abril Verde: dados mostram drama de acidentes de trabalho no Brasil e no mundo

O Abril Verde é o mês dedicado a ações de prevenção a acidentes de trabalho. Neste período, o calendário reserva a data do dia 28 como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. O SINTRICOMB apoia todas as iniciativas neste sentido.

A importância do tema é tamanha devido ao elevado índice de vidas perdidas em todo o mundo todos os anos por conta de acidentes nos ambientes de trabalho. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que a cada 15 segundos, um trabalhador morre devido algum tipo de acidente no trabalho em todo o planeta. Nesse mesmo período, cerca de 160 são vítimas de acidentes de trabalho no mundo. São mais de 2,3 milhões de mortes a cada ano.

No Brasil, os números diferem pouco. Levantamento feito pela Cesteh-FioCruz mostra que um trabalhador perde a vida por acidente de trabalho no pais a cada três horas e quarenta minutos. O mais recente estudo foi divulgado pelo Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho e catalogou números de 2012 a 2017. Nesse período, 17,2 mil trabalhadores perderam as vidas no país. Como são cinco anos desde a divulgação do levantamento, esse número pode ser bem maio.

O mesmo estudo apontou que a cada 49 segundos, uma pessoa sofre acidente de trabalho no país. São 4,7 milhões por ano.

Cortes e lacerações costuma ser os tipos de consequências mais comuns em termos de acidentes, seguidos de fraturas, contusões e esmagamentos, distorções e tensões, além de lesões. As áreas do corpo mais atingidas costuma ser os dedos das mãos, os pés, joelhos, partes múltiplas, e articulações de tornozelos.

Já as ocupações que costuma liderar os acidentes são alimentadores de linha de produção, técnicos em enfermagem, faxineiros, serventes de obras e motoristas de caminhões.

Os dados acima mostram a importância de se buscar ações permanentes de prevenção a acidentes de trabalho no país e no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × quatro =

Pin It on Pinterest