Estudo mostra que 40% dos acidentes de trabalho no Brasil são por queda de altura

As quedas de altura representam cerca de 40% do total de acidentes de trabalho por ano no Brasil. O número é de estudo feito junto a dados do antigo Ministério do Trabalho e da Revista Proteção,  e divulgado pelo site Apoio Engenharia. A construção civil lidera essa lista entre os setores.

Conforme o levantamento, 65% das quedas de altura ocorrem na construção civil. Somente 35% acontecem em outros setores da economia.

Ainda de acordo com o levantamento, dos 65% de casos de queda na construção civil, 74% terminam em mortes e apenas 26% dos trabalhadores que sofrem este tipo de acidente sobrevive. A grande maioria fica com algum tipo de sequela.

Outro número levantado mostra que em 80% dos casos, as quedas ocorrem pelo não uso de equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs. Os 20% restantes dizem respeito a falhas nos mesmo equipamentos.

Ainda segundo os dados, a maior parte dos casos de acidentes ocorre com trabalhadores que estão entre 3 e 9 metros de altura.

Dados atualizados de acidentes no Brasil

Em 2021, o Brasil registrou 1.100 acidentes de trabalho por dia. O dado faz parte de levantamento feito junto ao Radar SIT, plataforma que integra o Ministério do Trabalho e Previdência.

No total, o país teve 423.217 ocorrências desta natureza ao longo do ano todo. O levantamento mostra, ainda, que 1.694 pessoas perderam as vidas em função de acidentes do trabalho nesse período.

A foto que ilustra este conteúdo foi reproduzida do site Prolife Engenharia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 − 2 =

Pin It on Pinterest