Equipe vistoria 136 obras da construção civil de Brusque em 2024

A equipe de vistorias do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Constução e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB) visitou 136 obras em execução na cidade de Brusque ao longo de 2024. Nesse mesmo período e ação, 657 trabalhadores foram ouvidos pela entidade para verificar situações referentes à informalidade, uso de equipamentos de segurança e o cumprimento da legislação trabalhista. Os dados fazem parte do levantamento feito anualmente pelo sindicato e divulgado nesta segunda-feira, 20 de janeiro. 

Conforme o relatório, dos 657 trabalhadores do setor entrevistados, 332 estavam com carteira de trabalho registrada. Outros 30 não possuíam nenhum registro, 95 tiveram os registros em carteira realizados após a visita da equipe, 23 deles atuavam como profissionais autônomos, 131 como Microempreendedores Individuais (MEI) e 46 estavam em obras, mas deixaram os locais com a chegada da equipe de vistorias. 

“Esse trabalho é feito pelo SINTRICOMB em parceria com o SINDUSCON (sindicato patronal e que representa as empresas), que também entende que a informalidade prejudica a atuação daquelas empresas que atuam dentro da lei em tudo”, pontua o presidente do SINTRICOMB, Izaias Otaviano. 

Com foco na saúde e segurança, entidade treina trabalhadores 

A intenção do trabalho de vistorias é prevenir riscos à saúde e segurança dos trabalhadores do setor por conta do não uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e de os mesmos não estarem cobertos pela Previdência Social em casos de sofrer algum tipo de acidente ou até no momento de se aposentar.  

Por conta disso, além de vistoriar, o SINTRICOMB oferece treinamentos nas principais normas regulamentadoras exigidas pela legislação. As chamadas NR’s qualificam para execução de tarefas em altura e no chão. Somente em 2024, o SINTRICOMB treinou 287 trabalhadores: foram 143 na NR 18, que trata da organização e segurança nos canteiros de obras, 113 na NR 35, sobre segurança em serviços em altura acima de dois metros do chão, e 31 na NR 06, esta que diz respeito à fabricação e uso de equipamentos de proteção para segurança dos trabalhadores. 

Setor registrou duas mortes em 2024 na base de atuação do sindicato 

O trabalho de vistorias feito pela equipe do SINTRICOMB em 2024 apurou, também, a quantidade de acidentes ocorridos com trabalhadores no setor. Estes números, no entanto, foram coletados em todas nas cidades de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento e Canelinha, cinco das dez que fazem parte da base territorial da entidade.  

A coleta de dados traz o registro de 97 acidentes de trabalho, sendo que dois deles terminaram em mortes. Ambos foram por choque elétrico e aconteceram nos municípios de Nova Trento e Canelinha. Na cidade de Brusque, maior dentre todas as da base, não houve nenhum acidente com morte. 

Quanto aos tipos de acidentes, a maioria deles se deu por queda de altura (37), seguido por ferimentos por queda de objeto (29), cortes e lacerações (22) e choque elétrico (9). Além das vistorias, os dados também integram levantamento feito junto ao Corpo de Bombeiros. 

“Claro que ficamos muito tristes quando perdemos um trabalhador. Mas é muito difícil para o sindicato estar presente em todos os lugares, considerando que atende uma base de dez municípios, fazer um trabalho de vistoria em todos os ambientes de trabalho”, lamenta Otaviano. 

O presidente do SINTRICOMB explica que o sindicato não tem poder de fiscalização, mas de vistoriar e orientar. As informações coletadas pela equipe de vistorias são encaminhadas à direção da entidade, ao SINDUSCON e, quando for o caso mais grave, a órgãos como o Ministério Público e o próprio Poder Judiciário. 

DADOS DO LEVANTAMENTO FEITO PELO SINTRICOMB EM 2024 

Obras vistoriadas 136 

Trabalhadores entrevistados 657 

Trabalhadores com registro em carteira 332 

Trabalhadores sem registro em carteira 30 

Trabalhadores registrados após vistoria 95 

Trabalhadores autônomos 23 

Trabalhadores que atuam como MEI 131 

Trabalhadores que deixaram a obra na chegada da equipe 46 

TREINAMENTO/QUANTIDADE DE TRABALHADORES TREINADOS 

Norma Regulamentadora 18 143 

Norma regulamentadora 35 113 

Norma Regulamentadora 06 31 

ACIDENTES DE TRABALHO REGISTRADOS 

Queda de altura 37 

Queda de objetos 29 

Cortes e lacerações 22 

Chique elétrico 09 

Mortes 02 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × dois =

Pin It on Pinterest