Trabalhador qualificado terá salário diferente

A ideia está lançada e as conversas bem adiantadas. A parceria e o bom relacionamento entre os sindicatos dos trabalhadores (Sintricomb) e patronal (Sinduscon) de Brusque e região pode gerar um benefício inédito para quem se dispuser a buscar qualificação profissional no setor da construção civil e do mobiliário.

A proposta é de se inserir uma cláusula na Convenção Coletiva da categoria já a partir de 2013, onde o trabalhador que possuir certificado de conclusão de cursos de qualificação terá um salário diferenciado. “Isso poderá ir de 2% até 5%, fora o percentual assegurado na negociação para toda a classe”, comenta o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano.

O presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira, é favorável e um dos incentivadores da ideia. “Temos essa preocupação com os nossos trabalhadores. Precisamos de mão de obra qualificada e temos que dar esse suporte para que ele busque essa qualificação”, afirma Ademir.

A proposta a ser discutida na convenção coletiva vem de encontro à escassez de mão de obra no setor de construção civil. Situação que levou os dois sindicatos a firmar uma parceria com o Senai, que disponibilizou um caminhão totalmente equipado com computadores e toda tecnologia necessária para ministrar aulas de formação.

Quatro cursos foram disponibilizados para a cidade de Brusque, (pedreiro em alvenaria, pintura texturizada, eletricista instalador predial e instalador hidráulico predial), sendo que dois deles (eletricista e pintura) estão em andamento e os outros dois em período de inscrições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − 10 =

Pin It on Pinterest