Ministério vai investigar irregularidades no FGTS

O Ministério do Trabalho vai abrir sindicância interna para apurar os responsáveis por irregularidades em aplicações dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) apontadas em investigação da Controladoria-Geral da União (CGU).

Em sua primeira entrevista coletiva à imprensa, o ministro do Trabalho, Brizola Neto, informou ainda que todas as atas das reuniões do conselho serão divulgadas e será convocado um encontro extraordinário do conselho para debater a política de aplicação de recursos do fundo. A sindicância será feita em 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30 dias.

O Valor divulgou na segunda-feira relatório reservado da CGU que mostrou que a liberação de cerca de R$ 3 bilhões para incorporadoras imobiliárias pelo FGTS envolveu um esquema irregular que teria beneficiado funcionários da Caixa Econômica Federal e conselheiros do fundo.

Segundo Brizola Neto, um dos pontos destacados no relatório da CGU é o rendimento das aplicações, que é considerado baixo. ‘Será revista a política que tem trazido o baixo rendimento do FGTS. Vamos apurar na sindicância a razão do baixo rendimento’, afirmou.

O ministro do Trabalho disse ainda que a sindicância vai verificar todos os envolvidos, e neste momento não iria ‘incluir ou excluir ninguém’. Ou seja, o ex-ministro da casa, Carlos Lupi, também poderá ser ouvido.

Por enquanto, Brizola Neto ainda não falou com representantes da Caixa Econômica Federal sobre o envolvimento de funcionários do banco. Mas destacou que conversou sobre o assunto nesta terça-feira com o ministro da CGU, Jorge Hage.

O ministro informou que o conselheiro do fundo curador, Paulo Furtado – funcionário da Caixa cedido ao Ministério do Trabalho e que hoje é conselheiro suplemente do presidente do conselho curador -, será exonerado do cargo. Brizola Neto afirmou que a exoneração não tem relação com o relatório da CGU. Segundo ele, a saída de Furtado se deve às mudanças que vem efetuando no ministério desde que tomou posse.

Fonte: www.feticomgoto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × três =

Pin It on Pinterest