Dia Nacional da Construção Social em Brusque
Mais de 1,5 mil pessoas participaram do Dia Nacional da Construção Social em Brusque. O evento aconteceu durante a tarde de sábado, dia 18, no complexo esportivo do Sesi. Realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon) e pelo Sesi, a ação ofereceu diversos tipos de serviços de cidadania de forma gratuita.
Entre eles corte de cabelo, estética facial, orientações em saúde, doação de animais de estimação, além de brincadeiras para crianças, como camas elásticas e piscinas de bolinhas, distribuição de lanches, apresentação de uma peça teatral, entre outros. Equipes da Defesa Civil local e do Corpo de Bombeiros comunitários e militar fizeram trabalhos de orientação sobre suas áreas.
O Dia Nacional da Construção aconteceu simultaneamente em diversas cidades brasileiras, sendo Brusque e Blumenau as anfitriãs em Santa Catarina. A organização do evento comemorou o sucesso de público, que atendeu ás expectativas previamente estabelecidas “Realmente foi um sucesso. De público, de colaboração dos participantes. Surpreendeu-nos a magnífica presença dos trabalhadores da construção civil, dos empresários e seus familiares”, afirma o presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira.
Para o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, o número de pessoas presentes ao evento mostra a importância de ações de cunho social a serem organizadas em prol da comunidade. “É muito gratificante quando você faz um evento, se dedica quase um mês para realizar ele, entre reuniões para planejar e organizar e ver que o trabalhador da construção civil está engajado com as ações desta natureza”, destacou ele.
Ednaldo Pedro Antonio, representante da Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina (NCST), também comemorou o resultado do evento. A NCST foi a responsável pelo custeio do teatro apresentado durante o evento. “Evento fantástico. O pessoal aproveitou bem o dia. A organização foi perfeita, tanto dos sindicatos quanto do Sesi”.
A organização já trabalha com a ideia de realizar o terceiro Dia Nacional da Construção Social, tendo em vista que a edição deste final de semana foi a segunda. O outro aconteceu em 2010. A gerente regional do Sesi, Syntia Sorgatto, afirma que a intenção é tornar o evento anual. “É o nosso objetivo, como é do Sinduscon e também do Sintricomb que esse evento ocorra anualmente no Dia da Construção Social. Porque o cunho dele é esse mesmo, ter caráter social”, disse ela.
Além da distribuição gratuita de refrigerantes e lanches, os participantes também ganharam prêmios. Brindes, como ferramentas, bicicletas e outros itens foram sorteados ao final da ação. O Dia Nacional da Construção Social também teve o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic).