Vistorias se tornam mais frequentes e incisivas
A partir de 214, o Sintricomb vai intensificar os trabalhos de vistoria nas obras não apenas em Brusque, mas nas demais cidades que integram sua base territorial. Três equipes, formadas por diretores e técnicos de segurança no trabalho vão de dividir na atuação em Brusque, Canelinha e São João Batista. O trabalho já teve início.
As frentes de atuação ocorrem simultaneamente. De acordo com o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, o objetivo é combater com mais veemência problemas como a informalidade e atacar de frente os acidentes de trabalho. As equipes realizam visitas diárias, no caso de Brusque, e semanais, em Canelinha e São João Batista. A cada 15 dias, o grupo se reúne para avaliar o andamento da ação. “Apesar de ser início ainda, a avaliação que fazemos é totalmente positiva. Desta forma vamos atuar mais firme para coibir problemas que são comuns no nosso setor”, destaca Otaviano.
Em Canelinha e São João Batista, a equipe visita empresas de cerâmicas e olarias. Locais onde há registro de informalidade e até menores atuando, o que é vedado por lei. O presidente do Sintricomb explica que a intenção do sindicato já era de realizar um trabalho mais firme nestas regiões, mas foi o apelo do próprio empresariado, conhecendo o tipo de trabalho desenvolvido pela entidade em Brusque, que fez com que o grupo colocasse em prática a ação de imediato.
“O sindicato foi procurado pelos próprios empresários, que pediram ajuda para realizar este tipo de atuação lá. E é o que estamos fazendo”, comenta ele.