Palestra aborda importância do ASO e segurança no trabalho
Foram mais de duas horas de muita informação e troca de experiência. Assim foi a palestra com Ivomar Mezoni sobre a importância do Atestado de Saúde ocupacional (ASO) e o Desafio da segurança e saúde do trabalho na construção civil e na indústria do mobiliário. A palestra foi realizada pelo Sintricomb no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque (Sintrafite).
Mezoni é técnico em segurança do trabalho, perito judicial do trabalho no estado do Paraná, além de professor de pós-graduação e higienista ocupacional. Ao longo das duas horas, ele falou ao público sobre temas como a preocupação com a segurança no trabalho e as medidas que devem ser adotadas para que tanto empresa quanto trabalhador se previnam e estejam segurados contra sanções provocadas pela ausência de equipamentos de segurança, seu uso de forma inadequada e problemas causados pela não detecção de doenças ocupacionais antes e depois de o trabalhador ser admitido ou demitido.
Durante a palestra, Mezoni citou exemplos práticos de situações que devem ser levadas em consideração quando se trata da segurança e saúde dos trabalhadores. Que a empresa deve fornecer equipamentos de proteção, sejam de ordem coletiva ou individual, exigir seu uso, mas, acima de tudo, documentar cada passo desse processo. “Prova. Isso é o mais importante. Sempre se cercar de toda documentação necessária. Documentar tudo”, frisou ele em vários momentos durante a palestra.
Para o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, a palestra foi um momento de grande importância em relação ao tema. Isso porque o sindicato tem identificado que tanto empresas como trabalhadores carecem demais informações, principalmente em relação ao ASO. “Temos percebido no nosso trabalho, principalmente nestes dois anos e pouco que estamos à frente do sindicato, que há muitas dúvidas quanto à importância do ASO. Por isso um momento como este é grande valia pra todos”, destacou.
O evento teve como participantes técnicos em segurança do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, estudantes universitários, trabalhadores e pessoal do ramo de contabilidade, além e empresários.
if (