Mestres e encarregados discutem segurança e saúde na construção civil
A manhã do último sábado, dia 25, foi de debate e troca de informações em mais uma edição, a 3ª, do Encontro de Encarregados e Mestres de Obras de Brusque. Promovido e realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), o evento lotou o auditório da entidade.
As palestras foram ministradas pela dermatologista Elizete Maria da Cas de Aquin, que falou sobre câncer de pele, a cirurgiã dentista Tallita Arena da Silva Almeida, cujo tema abordado foi saúde bucal e o engenheiro de segurança do trabalho Orlando Mantovani. “São profissionais que têm a função principal de orientar, qualificar e treinar os outros colegas de trabalho.
Por conta disso, eles têm que ser mais treinados e qualificados porque vão passar essas informações adiante”, comenta o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, sobre o papel dos mestres e encarregados.
O vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon), Vitor Pereira, elogiou a realização do encontro, enfatizando que a preocupação nas questões de segurança e saúde dos trabalhadores deve ser dividida entre as entidades laboral e patronal.
“Tudo que vem somar para conhecimento do trabalhador é de grande valia. Ainda mais se tratando de encarregado e mestre de obras. interessante que essas ações aconteçam para que se possa melhorar ate a produtividade nos locais de trabalho. Se esses eventos fossem realizados cinquenta anos atrás, teríamos evitado muita tragédia”. pondera ele.
Com tema câncer de pele, a dermatologista Elizete Maria da Cas de Aquin falou sobre os cuidados necessários com a exposição da pele ao sol. Principalmente por conta de as atividades da construção civil estarem diretamente ligadas com esse tipo de risco.
“O sol para a pele é o principal inimigo, mas cigarro, a falta de hidratação, alimentos fortes e uma péssima alimentação também são ruins. Gostei de ver a preocupação coma segurança e a saúde do trabalhador neste evento”, destaca ela.
Para o engenheiro de segurança do trabalho Orlando Mantovani, o trabalho de qualificação na área de segurança do trabalho é algo fundamental. Principalmente na construção civil. No evento, ele lembrou que as novas tecnologias estão pro todos os lados e, inclusive, no campo da construção civil. Porém, elas precisam ser encaradas de não somente com olhar de avanço para o aumento da produtividade das empresas, mas sob o aspecto do que elas podem auxiliar ou até mesmo prejudicar a saúde do trabalhador.
“Temos visto em mais de três décadas de acompanhamento que muita coisa mudou, tanto do trabalhador quanto das obras. Os acidentes de trabalho existem e são uma realidade triste que assombram o trabalhador brasileiro”.
Devido ao sucesso desta terceira edição, o Sintricomb já trabalha para realizar o 4º Encontro de Encarregados e Mestres de Obras em 2016. “É um evento que já entrou em nosso calendário e, certamente, terá continuidade pela importância que tem”, finaliza Izaias Otaviano.
Veja todas as fotos no Facebook do sindicato ou na galeria Fotos deste site.