Vistorias às obras serão intensificadas a partir de agora
As equipes de vistorias nas obras do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) vão intensificar as visitas ás obras em execução no município. o objetivo é reforçar combate à informalidade no setor e às situações de exposição de risco à saúde e segurança dos trabalhadores no segmento.
Na manhã desta segunda-feira, 23, as equipes que fazem este serviço na entidade estiveram reunidas para traçar o planejamento das ações. Casos de empresas e empreendimentos em execução que tiveram detectadas situações de trabalhadores sem registro em carteira profissional ou com más condições de ambiente voltaram a chamar a atenção do sindicato.
De acordo com levantamento feito pelo Sintriocmb, há mais de 40 empresas legalmente constituídas e cadastradas junto ao sindicato. Boa parte delas executa serviços na área da construção civil, mas há casos de informalidade e más condições de ambiente em fábricas de móveis e marcenarias, que também integram o setor de atuação do sindicato.
“Essas empresas têm que pagar todos os direitos trabalhistas e dar toda condição de saúde e segurança aos trabalhadores”, pontua o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano.
Entre as medidas que serão tomadas pela entidade está o encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes, como o Ministério do Trabalho, Ministério Público e o Cerest, que possuem poderes de autuação e aplicação imediata de sanções às irregularidades.