Sintricomb no Seminário Aliança e Competitividade
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) participou nesta segunda-feira, 19, de mais um encontro do programa Aliança, Saúde e Competitividade, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). O evento aconteceu em Florianópolis e reuniu empresários, lideranças sindicalista se governamentais na sede da entidade empresarial.
Pelo Sintricomb estiveram presentes a técnica em segurança do trabalho Regiane Bambinetti e o presidente Izaias Otaviano, que representou, no ato, a Federação dos trabalhadores na Construção Civil de Santa Catarina (FeticomSC).
“Evento que mostra preocupação de todos com a questão da segurança e saúde de trabalhadores. Foi um evento que trouxe muita informação, sobre quanto custa um acidente de trabalho para uma empresa e isso foi de grande valia”, pontua Otaviano.
No seminário, realizado na Fiesc, foram apresentados números sobre gastos do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) com acidentes de trabalho e a recuperação de pessoas vítimas dos mesmos.
Os números, de 2014, mostram, por exemplo, que naquele ano foram encaminhadas para reabilitação por conta de acidentes 52.413 pessoas em todo o país e 4.506 em Santa Catarina. Estes são números oficiais e cadastrados no sistema do INSS como acidentes de trabalho. Isso porque muitos dos casos entram como auxílio-doença e há os que sequer entram nas estatísticas.
Os dados ainda mostram que a estimativa de gasto do governo ultrapassou R$ 5 bilhões com pagamentos de benefícios por acidentes de trabalho e reabilitação.
OUÇA A ENTREVISTA