Reunião discute negociação salarial das cerâmicas e olarias
As negociações salariais dos trabalhadores das cerâmicas e olarias na região de Canelinha e São João Batista deu mais um passo. Na última semana, aconteceu uma reunião entre representantes dos empregados e das empresas do setor. O encontro foi realizado na sede do Sindicato das Cerâmicas e Olarias do Vale do Rio Tijucas (Sincervale), em São João Batista.
Na reunião, o grupo que representa os empresários deu retorno acerca das propostas feitas pelos trabalhadores, decididas em assembleia realizada no dia 22 de janeiro, na subsede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), em Canelinha. Na assembleia, os participantes deliberaram encaminhar às empresas o pleito de 10% de reajuste nos valores dos pisos e de 9% para quem recebe acima dos pisos salariais. Além disso, a lista terá pedido de abono salarial de R$ 115.
Durante a reunião com o Sincervale, os representantes dos trabalhadores, Izaias Otaviano, presidente do Sintricomb, e Patricia Cestari, diretora do sindicato, receberam uma contraproposta. O valor oferecido é de apenas o referente ao índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos doze meses, algo pouco acima de 5% (cinco por cento) no mês de janeiro de 2017.
Com isso, a comissão dos empregados vai se reunir novamente com os trabalhadores no dia 20 de fevereiro para discutir o valor, se aceita ou não. O encontro será realizado na subsede do sindicato, em Canelinha.
Além dos diretores do Sintricomb, participaram da negociação pelo Sincervale Aloir Alexio Dias, presidente, Sandro Tavares, o assessor jurídico, Fernanda Dias e Mario Nicolau Junior, membros da comissão patronal.